Viagem Enogastronômica a Itália com o barista Antonello Monardo

FullSizeRender
Pappa al Pomodoro e uma taça de Chianti Clássico – Comida simples e acidez marcam a enogastronomia italiana.

De modo geral, podemos falar que a simplicidade da comida e a acidez acentuada dos vinhos são marca registrada da culinária italiana, mas de Norte ao Sul do País são tantas as peculiaridades encontradas em cada prato e taça que só mesmo uma viagem enogastronômica às regiões italianas para descobrir tantos detalhes. Pensando nisso, o italiano Antonello Monardo, renomado barista da Capital Federal e proprietário da Parlando Italiano…cantando, mangiando, viaggiando…, organiza roteiros diferenciados para proporcionar aos brasileiros a possibilidade de conhecerem de perto a realidade da culinária, dos vinhos e da cultura da sua terra natal.

FullSizeRender-7-640x579
Eu, ao lado de Antonello Monardo – Renomado barista e grande divulgador da enogastronomia e da cultura italiana no Brasil

Valorização da Regionalidade – O próximo tour, inclusive, já tem data, roteiro e muitos interessados. Apesar de ser a 11ª viagem organizada por Antonello, vai ser a primeira a abranger praticamente toda Itália em quase 15 dias. Prevista para acontecer no período de 9 a 24 de outubro, irá incluir visitas a sete regiões do Norte ao Sul da Itália (Vêneto, Friuli, Lombardia, Piemonte, Toscana, Puglia e Sicília), além de passeio em nove vinícolas da Zonin – grupo que reúne renomadas marcas e cujos vinhos são reconhecidos mundialmente por resgatarem as produções regionais com uvas autóctones, isto é, com uvas originárias do local. Entre as vinícolas estão: Castelo D’ Albolla, Castello del Poggio e Feudo Principi di Butera.

Castello D'Albola na Toscana - uma das nove vinícolas que serão visitadas durante o Tour
Castello D’Albola na Toscana – uma das nove vinícolas que serão visitadas durante o Tour Enogastronômico em outubro

Dá só uma olhadinha nesse vídeo da Casa Vinícola Zonin para você ter uma ideia dos locais maravilhosos que vão ser visitados durante o Tour Gastronômico em outubro…

https://youtu.be/Gh67G1Ubgz0

Roteiro Especial – Na programação do próximo tour que, diga-se de passagem, foge completamente aos roteiros convencionais, estão previstos: mini curso de degustação com o sommelier italiano Gabrielle Rappo; visita ao maior vinhedo do Norte da Itália; degustação de vinhos harmonizados com queijos regionais;  jantar  no restaurante do mais famoso açougueiro do mundo; degustação do primeiro vinho italiano a obter o selo DOC;  visita ao mais bonito quilômetro da Itália, degustação de chocolates e muito mais. Confira mais detalhes no site.

FullSizeRender (3)

san_gimignano-panorama
Dentre as atividades, está prevista a degustação do primeiro vinho italiano a obter o selo DOC –  Vernaccia de San Gimignano

Jantar de Apresentação – Em caráter especial, a Parlando Italiano recebeu algumas pessoas no restaurante Dom Durica do Clube da Associação dos Servidores do Senado Federal (local super aconchegante e com uma vista linda do Lago Paranoápara apresentar oficialmente o roteiro Tour da Itália Enogastronômica. O Ministro Conselheiro da Embaixada da Itália Filippo La Rosa participou do evento e, a convite de Antonello Monardo, fez uma pequena apresentação sobre “a arte do improviso e da simplicidade das receitas italianas”. O jantar da noite preparado pela Chef Angela Matias, sócia-proprietária do Don Durica, mesclou pratos típicos da Toscana e da Puglia harmonizados com vinhos de todas as regiões e vinícolas que serão visitadas durante o Tour em outubro.

FullSizeRender-2-640x480
Apresentação do Tour Enogastronômico a Itália. Eu ladeada por Antonello Monardo (à esq.) e pelo Ministro Conselheiro da Embaixada da Itália Filippo La Rosa
O jantar mesclou pratos da Toscana e da Puglia e vinhos de todas as regiões que serão visitadas
O jantar mesclou pratos da Toscana e da Puglia e vinhos de todas as regiões que serão visitadas. Na foto um prato típico da Toscana – Penne com linguiça artesanal fresca.

Jantares Temáticos – Para os que querem conhecer um pouco mais da Enogastronomia Italiana sem sair de Brasília, a grande dica é participar do evento “Jantares Regionais Italianos”, organizado pela “Parlando Italiano, …cantando, mangiando, viaggiando… “. Serão cinco jantares com harmonização de comida e vinhos das regiões italianas que vão ser visitadas durante o passeio em outubro. Os jantares vão ser realizados, semanalmente, a partir do dia 10 de agosto, às 19h30, no restaurante Dom Durica da Assefe. O valor de cada jantar com vinhos é R$ 180,00 por pessoa. Angela Matias assina o cardápio. Os vinhos serão os deliciosos exemplares do Grupo Zonin.

Angela Matias e Antonello Monardo
Angela Matias, sócia-proprietária do Don Durica, e Antonello Monardo – Jantares Regionais Italianos em Brasília (Foto – Humberto Matias)

11794555_10206456403423987_7265504975958005704_o

Durante o Jantar Regional serão servidos vinhos
Vinhos do Grupo Zonin acompanharão os jantares regionais temáticos

Informações da viagem e do jantar pelo telefone 9971.7349 ou pelo email: antonello@monardo.com.br

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do Rio Grande do Sul será o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…

Restaurante em São Paulo usa tecnologia para gerir abertura de garrafas de vinhos

A eficiência na gestão de estoque é um componente crucial para o sucesso de bares,…