.
img_1827
A partir de quatro bebidas primárias, a Vinfusion permite elaborar o blend ideial para o seu gosto. Foto: Daniel Cooper.

Quel tal criar o seu próprio vinho? Esta é a proposta inovadora da Vinfusion, invenção da empresa de design e desenvolvimento de produtos, Cambridge Consultants.  A partir de quatro bebidas primárias, qualquer um (isso mesmo, qualquer um!) poderá elaborar o blend (mistura) que melhor se adequar aos próprios desejos.  

A Vinfusion

Primordialmente desenvolvida para vinhos tintos, a Vinfusion possibilita selecionar entre as opções “leve-encorpado”, “light-forte” e “doce-seco”. Depois que a característica é estabelecida, a máquina realiza o blend entre os vinhos de base em uma espécie de tanque, com bolhas de ar sendo acrescentadas para melhorar a eficácia do processo.

Os quatro tipos de bebida primários da invenção são: Shiraz da Austrália, Muscat da França, e Pinot Noir e Merlot, ambos do Chile. O número quatro pode parecer pouco para garantir criação de um vinho próprio e completo, mas os desenvolvedores da Vinfuson afirmam que os vinhos primários são capazes cumprir as expectativas de enófilos sobre todo o espectro de sabores e aromas esperados na bebida.  

vinfusion
“Leve-encorpado”, “light-forte” e “doce-seco” são as opções da Vinfusion para definir a característica do seu próprio vinho. Foto:  Revista Adega.

Como aconteceu?

Para a seleção das bebidas primárias, a equipe da empresa Cambridge Consultants, liderada por Sajith Wimalaratne, realizou uma pesquisa sobre vinhos pedidos pelas pessoas em bares e restaurantes. A partir do estudo foram selecionados 20 tipos de vinho para encontrar, dentre eles, quais poderiam, sozinhos ou misturados, produzir os efeitos desejados.

Assim, os pesquisadores analisaram a composição química de cada bebida, para determinar os componentes que fossem mais cruciais para o gosto geral. Infelizmente, ainda não há notícias de quando a Vinfusion ficará disponível para o público. Mas é possível esperar com alegria, ainda mais sabendo que haverá a ajuda de um aplicativo de primeira para ajudar os amantes do vinho a aprender mais sobre a química por trás da bebida e fazer a mistura ideal ao mesmo tempo.    

Fonte: Revista Adega e Digital Trends.

Comentários

comentários

Close