Vinfusion: a invenção que permite criar o seu próprio vinho

img_1827
A partir de quatro bebidas primárias, a Vinfusion permite elaborar o blend ideial para o seu gosto. Foto: Daniel Cooper.

Quel tal criar o seu próprio vinho? Esta é a proposta inovadora da Vinfusion, invenção da empresa de design e desenvolvimento de produtos, Cambridge Consultants.  A partir de quatro bebidas primárias, qualquer um (isso mesmo, qualquer um!) poderá elaborar o blend (mistura) que melhor se adequar aos próprios desejos.  

A Vinfusion

Primordialmente desenvolvida para vinhos tintos, a Vinfusion possibilita selecionar entre as opções “leve-encorpado”, “light-forte” e “doce-seco”. Depois que a característica é estabelecida, a máquina realiza o blend entre os vinhos de base em uma espécie de tanque, com bolhas de ar sendo acrescentadas para melhorar a eficácia do processo.

Os quatro tipos de bebida primários da invenção são: Shiraz da Austrália, Muscat da França, e Pinot Noir e Merlot, ambos do Chile. O número quatro pode parecer pouco para garantir criação de um vinho próprio e completo, mas os desenvolvedores da Vinfuson afirmam que os vinhos primários são capazes cumprir as expectativas de enófilos sobre todo o espectro de sabores e aromas esperados na bebida.  

vinfusion
“Leve-encorpado”, “light-forte” e “doce-seco” são as opções da Vinfusion para definir a característica do seu próprio vinho. Foto:  Revista Adega.

Como aconteceu?

Para a seleção das bebidas primárias, a equipe da empresa Cambridge Consultants, liderada por Sajith Wimalaratne, realizou uma pesquisa sobre vinhos pedidos pelas pessoas em bares e restaurantes. A partir do estudo foram selecionados 20 tipos de vinho para encontrar, dentre eles, quais poderiam, sozinhos ou misturados, produzir os efeitos desejados.

Assim, os pesquisadores analisaram a composição química de cada bebida, para determinar os componentes que fossem mais cruciais para o gosto geral. Infelizmente, ainda não há notícias de quando a Vinfusion ficará disponível para o público. Mas é possível esperar com alegria, ainda mais sabendo que haverá a ajuda de um aplicativo de primeira para ajudar os amantes do vinho a aprender mais sobre a química por trás da bebida e fazer a mistura ideal ao mesmo tempo.    

Fonte: Revista Adega e Digital Trends.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…