Vinho espumante: saiba mais sobre eles

O final do ano está chegando e com ele os momentos de festas que são celebradas e comemoradas com muitos espumantes. Mas, você sabe como são produzidas essas bebidas? De maneira simples, podemos dizer que espumante é um vinho que possui bolhas de dióxido de carbono (perlage). Este dióxido de carbono ou gás carbônico é obtido por meio da fermentação natural do vinho. Portanto, para se fazer um vinho espumante, é necessário que primeiro seja fabricado um vinho normal, que será a base do espumante. Após a obtenção deste vinho normal é necessário adicionar o licor de tiragem (mistura de leveduras e açúcar) para provocar uma segunda fermentação e a produção do gás carbônico, que desta vez será mantido no líquido.

Métodos mais comuns de produção de espumantes de qualidade Método de tanque ou charmat – Neste método a segunda fermentação é realizada em grandes tanques de inox. Após essa etapa, o espumante pronto é engarrafado sob pressão. Quando se abre a garrafa, o dióxido de carbono dissolvido provoca as borbulhas no vinho. É um processo mais rápido e, por isso, os espumantes produzidos por esse método podem ser mais baratos. Espumantes produzidos pelo método charmat tem, geralmente, como característica principal o fato de serem frutados e frescos. O espumante Salton evidence brut é um bom exemplo desta categoria.

evidence

Método tradicional ou champenoise – É um método mais trabalhoso e com custo de produção mais elevado. No entanto, produz espumantes com qualidade superior aos elaborados pelo método tanque e, normalmente, mais caros também. Neste método, o licor de tiragem é adicionado dentro de cada uma das garrafas gerando uma segunda fermentação na própria garrafa. Após a fermentação, ocorre um período de envelhecimento durante o qual ocorre um processo chamado de autólise das leveduras que pode durar vários meses ou anos. Nesta etapa, as leveduras libertam sabores para os vinhos e, por isso, pode ser considerada a fase mais importante do processo. Depois do envelhecimento, ocorre o dégorgement ou remoção – as leveduras que estão no gargalo são congeladas e expulsas em seguida. Por último, acontece a dosage ou dosagem – que é o ajuste do nível de açúcar por meio de licor de expedição para determinar a doçura do produto final. Como esse processo é mais trabalhoso e demorado, os espumantes produzidos por esse método, normalmente são mais caros.A característica principal de espumantes produzidos por esse método são os aromas e sabores de levedura, fermento e brioche.  O champanhe Moutandoun Brut é um excelente exemplo desta categoria.

champanhe

Champanhe – Vale lembrar que todo champanhe é um vinho espumante, mas nem todo espumante é um champanhe. Para ser considerado “champanhe”, o padrão ouro dos vinhos espumantes, é necessário ser produzido em Champagne, na França por meio de técnica específica aperfeiçoada na região.



Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…