Vinho pode ajudar na saúde sexual, apontam estudos

Vinho pode ajudar na saúde sexual
Vinho tinto pode ser um poderoso aliado da saúde sexual (FOTO: Reprodução)

Os apreciadores de vinho vivem a descobrir novos motivos para deliciar-se com a sua bebida predileta – sempre com moderação. Um deles, já clássico, refere-se aos benefícios para a saúde, algo que já tratamos no blog (clique aqui para saber mais). Do mesmo modo, estudos científicos feitos em anos recentes têm sugerido que o vinho pode ajudar na saúde sexual. E isso tanto para homens quanto para mulheres. A ingestão frequente de vinho tinto teria impacto até mesmo na fertilidade.

Ajuda a combater a disfunção erétil

Em 2012, o Nutrition Journal trouxe um experimento interessante. De acordo com ele, os polifenóis constantes do vinho tinto teriam a capacidade de reduzir a disfunção erétil dos homens em 14%.

Quatro anos depois, em 2016, foi divulgado um outro similar pela publicação mensal The American Journal of Clinical Nutrition, dos Estados Unidos. Segundo o estudo, existem pistas iniciais e consideráveis sobre possíveis influências do consumo do vinho tinto na produção de testosterona, o principal hormônio sexual masculino. 

Com o cuidado de observar que trata-se de um experimento ainda incipiente e que carece de mais pesquisas, os estudiosos notaram ser possível que a ingestão de flavonoides melhore o desempenho erétil dos homens.

Lembrando que os flavonoides são compostos presentes não só no vinho como em chás, café e algumas frutas e já foram relacionados a outros ganhos de saúde em estudos mais alentados. 

LEIA TAMBÉM:

Saiba a diferença entre o vinho do Porto e o Madeira

Por que o ‘buraco’ na base da garrafa?

Vinho pode ajudar na saúde sexual das mulheres

Vinho pode ajudar na saúde sexual
Benefícios do vinho tinto vivem sendo apontado em pesquisas pelo mundo (FOTO: Reprodução)

Igualmente, grupos científicos já realizaram experimentos sinalizando que o consumo de vinho pode ajudar na saúde sexual das mulheres também. Ressaltando referir-se ao consumo de vinho tinto de forma regular e moderada.

Em 2009, um conjunto de 789 italianas de Chianti, na região da Toscana, participaram de estudo baseado em relatos, sem dados laboratoriais, para falar dos ganhos sexuais a partir da ingestão de bebidas alcoólicas.

Nas respostas, elas deram pontuação mais elevada em relação ao aumento do desejo sexual quando bebiam vinho tinto. A princípio, os estudiosos trabalham com a tese de que esse fator de maior libido seria decorrente do aumento de lubrificação. Ela seria provocada por mais fluxo sanguíneo em áreas erógenas. 

E na fertilidade?

Posteriormente, a Universidade de Washington foi além com um estudo de resultados divulgados em setembro de 2017. Ele relacionou o hábito de beber vinho tinto à possibilidade de aumentar a fertilidade feminina. Constatando novamente ganhos a partir dos polifenóis, que costumam ter boa concentração na bebida.

De acordo com o experimento, feito com 135 mulheres entre 18 e 44 anos, há até a curiosa sugestão de que cinco copos por mês promoveriam esse ganho, com maior produção de óvulos. É uma tese ainda bastante polêmica e que carece de mais evidências – por outro lado, houve pesquisa sugerindo efeito oposto. 

Em suma, a ciência aponta cada vez mais evidências de melhoria da vida sexual de quem bebe vinho tinto sem exagerar. E, como bem sabemos, uma ou duas taças costumam relaxar e ter até um poder afrodisíaco.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…