Vinho Quinta dos Três Maninhos – preciosidade do Dão agora no Brasil

Quinta dos três Maninhos
Quinta dos três Maninhos – excelente vinho com a Touriga Nacional

Hoje vou falar aqui no Blog sobre um vinho muito especial que tive a oportunidade de degustar esses dias – o tinto português Quinta dos Três Maninhos, feito a partir da uva Touriga Nacional na região do Dão. Em poucas palavras, um vinho potente, vibrante e elegante que me encantou não apenas por seus aromas e sabores, mas, também por sua história. Vou compartilhar aqui com vocês um pouco das minhas impressões e também do que aprendi sobre esse vinho exclusivo (só 2000 garrafas!) que agora pode ser comprado no Brasil.

O Quinta dos Três Maninhos é um vinho produzido pela Pal Wines, em uma propriedade de apenas 1 hectare, que a faz ser uma das menores do Dão. A história desse vinho está ligada a dos três irmãos portugueses – Pedro, Ana e Luis Borges – cujas iniciais dão nome à vinícola –  e que juntos decidiram produzir um vinho especial que aliasse modernos ensinamentos da Enologia aos saberes e memórias de cada um deles – que quando crianças, com as mãos cheias de calos e os pés sujos de roxo, ajudavam os pais e avós a produzirem vinho na propriedade.

Pedro, Ana e Luiz Borges
Pedro, Ana e Luiz Borges – os irmãos cujo nome deu origem ao acrônimo PAL Wines

Sem qualquer intervenção de terceiros, os vinhos Quinta dos Três Maninhos são feitos exclusivamente por familiares (com a supervisão de Pedro Borges, que é enólogo) e de forma artesanal – a pisa deles é realizada com os pés, no mesmo lagar onde os antepassados também produziram vinhos e a prensagem das uvas, por meio de uma antiga prensa vertical com o objetivo de fugir da produção em massa.

O lagar onde é realizada a pisa das uvas do Quinta dos Três Maninhos

Até hoje só foram produzidas duas safras do Quinta dos Três Maninhos tinto – uma em 2014 e outra em 2015. A primeira delas, inclusive, resultou em um produto pra lá de excepcional e foi honrado com o prêmio “Medalha de Ouro do Concurso da Produção colheita de 2014 da Comissão Vitivinícola Regional do Dão”, colocando a vinícola em evidência aos olhos do mundo.

“Medalha de Ouro do Concurso da Produção colheita de 2014 da Comissão Vitivinícola Regional do Dão”

O que tive a oportunidade de degustar – e que, inclusive, é vendido no Brasil pela – evintage – foi o da safra 2015. As uvas Touriga Nacional provenientes de solos graníticos e desenvolvidas em um clima com características climáticas continentais e do mediterrâneo, casaram perfeitamente com as notas leves de tosta e tabaco decorrentes do estágio em barrica francês de segundo uso. O resultado pode ser sentido na cor, aroma e sabores. Confira minhas notas:

*Cor*: Rubi intenso com toques violáceos.
*Nariz*: Violeta, frutas negras, terra  e leves toques de tostado .
*Boca*: Taninos macios, boa acidez e média persistência.
*Sugestão de Harmonização*: Carne de cordeiro assada vai ser um par perfeito pra esse vinho! 🍷

Quem traz para o Brasil

Esse vinho especial (e outros  tão especiais como esse ) – são trazidos para o Brasil pela evintage, e-commerce especializado em rótulos portugueses exclusivos produzidos por pequenos produtores. O valor do vinho é R$329,00 – e vale cada centavo, viu?

evintage - e-commerce de vinhos portugueses exclusivos
evintage – e-commerce de vinhos portugueses exclusivos

E uma ótima notícia para os interessados : Graças a uma parceria que fiz com a evintage, quem comprar no site até dia 31.08.2021 terá 10% de desconto  em qualquer produto+ frete grátis para todo o Brasil. Para garantir o desconte, .use código promocional BLOGVINHOTINTO ao finalizar a compra.

Ah! E não esquece de me dar seu feedback sobre a Quinta dos Três Maninhos e também sobre a seleção da evintage!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…

Charles Pelletier Grand Réserve Brut

O Charles Pelletier Grand Réserve Brut é um espumante Blanc de Blancs de safra única,…

Degustação Inédita de Vinhos da Índia em Brasília

A enologia sempre surpreende. não há dúvidas! Essa semana, por exemplo, tive o prazer de…