.
cigar-925825_960_720
Pesquisadores da universidade alemã Saarland afirmam que o vinho tinto pode prevenir males causados pelo cigarro.

Beber vinho tinto antes de fumar pode amenizar os efeitos do tabaco nos vasos sanguíneos. A descoberta é de pesquisadores da universidade alemã Saarland, divulgada no The American Journal of Medicine no último dia 12 de setembro. Segundo o estudo, o vinho tinto estimula a formação de óxido nítrico, rejuvenescendo as artérias coronárias por causa dos altos níveis de fenol – o que ajuda à protegê-las.

O foco do estudo foram os fumadores esporádicos, e não aqueles que fumam com constância. Para a pesquisa, os participantes fumavam 3 cigarros sozinhos ou após tomar uma determinada quantidade de vinho tinto. A conclusão foi de que o vinho tinto pode ajudar a prevenir muitos dos problemas causados pelo fumo, como danos endoteliais agudos e inflamação vascular e sistêmica.

Você pode conferir o estudo aqui.

The American Journal of Medicine 

The American Journal of Medicine é a revista científica oficial da Alliance for Academic Internal Medicine, dedicada à publicação de estudos originais de interesse da Medicina, tanto no sentido acadêmico quanto para a prática comunitária.

Fonte: The American Journal of Medicine.

Close