Conheça os vinhos da Geórgia produzidos pela Shilda

Vinícola Shilda, localizada em Kakheti, na Geórgia (foto: Divulgação)

Situada entre as montanhas do Cáucaso, na Europa oriental, a República da Geórgia é uma pequeno país que faz fronteira com a Rússia. Com seus menos de quatro milhões de habitantes, possui uma cultura muito rica e tradicional. E um dos orgulhos locais é a produção vinícola. Você conhece os vinhos da Geórgia?

Pesquisa realizada por um conjunto de arqueólogos de diversos países, que teve seus resultados divulgados no fim de 2017, descobriu vestígios de vitivinicultura no território georgiano remontando há mais de oito mil anos. É o que de mais antigo se encontrou até hoje quando o assunto é vinho. Nada mal!

Por isso, não é incomum ouvir referências à Geórgia como berço do vinho. Há registro de mais de 500 variedades de uvas na produção e a mistura de cepas é bastante comum. Muitas famílias fabricam sua própria bebida, com os jardins ornados por videiras. É um componente vivo da paisagem nacional.

Shilda “apresenta” vinhos da Geórgia

Rótulos da georgiana Shilda (FOTO: Divulgação)

É na região do Kakheti, no leste, que se encontra boa parte da produção de vinhos da Geórgia. Solo rico em minerais e clima subtropical favorecem o cultivo de uvas de qualidade. É nesse trecho do planeta que localiza-se a Vinícola Shilda, com um catálogo atual de mais de 20 variedades de vinhos, conhaques e bebidas georgianas. 

Com rótulos estampados com belos desenhos de paisagens coloridas de autoria do artista plástico local David Kakabadze (1889-1952), os vinhos da Shilda já foram premiados em disputas prestigiosas do mundo vinícola, como Decanter, Mundus Vini e International Wine Challenge.

A vinícola orgulha-se de unir a tradição secular com métodos modernos na fabricação de seus vinhos. 

“Eu me certifico de que as melhores características das uvas sejam preservadas o máximo possível durante todo o processo para se obter um vinho de alta qualidade”, diz Mikheil Khmelidze, o principal  enólogo da Shilda, com 17 anos de experiência. 

Vinho Laranja

Vinho laranja
Qvevri Kisi 2018 – vinho laranha

Um dos grandes destaques do portfolio da Shilda é a linha Rustaveli Selection, que presta uma homenagem ao poeta e humanista georgiano Shota Rustareli. A coleção foi criada para ser apreciada em diversas partes do mundo. Uma das estrelas dessa linha é o vinho laranja Qvevri Kisi 2018 que segue o processo de fermentação milenar tradicional georgiano. Ou seja, é mantido em contato com as cascas pelo menos cinco meses em ânforas de argila ganhando a coloração dourada . As ânforas, chamadas de qvevris na Geórgia, são reconhecidas pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. O Qvevri Kisi é um vinho delicioso, bem encorpado e com certa tanicidade. Extremamente complexo é um misto de frutos amarelos, frutos secos, geleia e toques oxidativos. Tem uma excelente acidez! No Brasil esse vinho custa R$195,00.

Saperavi

Saperavi Shilda
Saperavi Shilda

A uva Saperavi é a fonte do vinho tinto mais consumido pelos georgianos e exportado para países vizinhos, especialmente Rússia, Ucrânia e outras ex-repúblicas soviéticas (saiba que a Geórgia fez parte da antiga União Soviética e declarou sua independência em 1991, antes do colapso nacional). 

O tinto Saperavi 2016 da Shilda é uma excelente opção para quem quer começar a degustar os vinhos da Geórgia – Com aromas marcantes de frutos silvestres, taninos macios e corpo leve, ele é um vinho bem equilibrado e fácil de agradar. O preço gira em torno de R$99,00.

Shilda no Brasil

Os vinhos da Shilda são trazidos para o Brasil pela Wine7, empresa especialista na venda de vinhos exclusivos e raros. Em Brasília, eles são vendidos exclusivamente na Más Vino (306 sul).

Wine 7 é a importadora dos vinhos da Shilda para o Brasil
Wine 7 é a importadora dos vinhos da Shilda para o Brasil

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…