Vinhos para beber na Primavera

Brancos, rosés, espumantes e até tintos mais leves para brindar nesta primavera calorenta!

No dia 22 de setembro começou a Primavera, estação marcada pelas cores e flores que enfeitam a cidade. E lógico, nesse calorzinho desta estação, a comida e escolha dos vinhos são totalmente influenciadas né? Pensando nisso, a Porto a Porto e a Casa Flora selecionaram 12 rótulos especiais que combinam com essa temporada e que vão deixar seus dias mais alegres. Escolha o que melhor combina com você.

12 vinhos selecionados para primavera
12 vinhos selecionados para primavera

Vinhos brancos

Para aqueles que preferem os brancos, há o Marquês de Borba Colheita, produzido na região do Alentejo pelo produtor João Portugal Ramos. Ideal para acompanhar pratos leves, é um rótulo que possui boa estrutura e longo final em boca.

Chan de Rosas Clássico é elaborado 100% com a uva Albariño na região da Galícia, na Espanha. Excelente escolha para se beber sozinho ou para acompanhar frutos do mar. Já o português Régia Colheita branco é maisestruturado e untuoso em boca, ideal para acompanhar peixes assados. Apresenta corpo médio, boa acidez e concentração de frutas.

Vinhos rosés

Quando falamos de vinho rosé, são três rótulos ótimos para dias quentes e frescos, típicos da primavera. O francês Le Rosé de Floridene é elegante e saboroso, pode ser degustado sozinho ou acompanhado de pratos à base de peixes.

Monsaraz Rosé, de aromas de frutas vermelhas como framboesa,é um rótulo português que harmoniza com saladas, mariscos e sushi. Também o espanhol Numbered Edition é uma opção excelente. Fresco e refrescante, possui aromas e sabores frutado, ótimo para acompanhar queijo.

Espumante

Para os apreciadores de espumante, o cava Don Román Brut é uma deliciosa sugestão para acompanhar aperitivos. Elaborado pelo método tradicional, ou seja, a segunda fermentação acontece na garrafa, apresenta aromas florais e frescos, com boa persistência em boca.

Vinhos tintos

Já os tintos, tem o português Tons de Duorum é ideal para acompanhar carnes vermelhas e massas com molhos encorpados, resultado dos 6 meses de envelhecimento em barrica. Outra dica do Douro, em Portugal, é o Duorum Colheita: vinho de elegância ímpar, apresenta taninos firmes e acidez equilibrada.

Se sua proposta é acompanhar queijos curados, a dica é o português Monsaraz Reserva DOC Alentejo, de grande complexidade aromática e persistência em boca, resultado dos 9 meses em barricas de carvalho.

Ainda de Portugal, o Quinta do Cachão acompanha carnes grelhadas, por exemplo, pois possui taninos bem maduros e macios em boca. Com aroma frutado, esse rótulo estagia 6 meses em barrica de carvalho francês. Para fechar a lista, o espanhol Don Román Tinto. Elaborado com a uva Tempranillo, combina perfeitamente com paella à base de carnes e embutidos. Possui ótima estrutura e complexidade, com um suave toque fresco em boca.

Todos esses vinhos são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora e podem ser encontrados em empórios, delis, lojas especializadas, mercados e nos melhores restaurantes da cidade.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…