Vinícola catarinense Thera lança Espumante Anima Brut Rosé. Já à venda em Brasília

Serra Catarinense - vinhedos da vinícola Thera
Serra Catarinense – vinhedos da vinícola Thera: paisagem que encanta

A Serra Catarinense tem encantado enófilos tanto por sua rara beleza como pela qualidade dos vinhos que produz. Hoje muitas vinícolas dessa região já são destaques no Brasil e no mundo. Uma que eu gosto muito é a vinícola Thera – seus produtos são muito diferenciados e de extrema qualidade. Para quem gosta de bebida estilo Velho Mulho, ou seja, mais elegante e menos potente, não pode deixar de conhecer seus vinhos. Ok, mas hoje vou falar exclusivamente de uma novidade que degustei recentemente: o espumante Anima Thera Brut Rosé, que, em Brasília, é vendido com exclusividade pela Más Vino (306 Sul).

Anima Brut Rosé da Thera- Impressões

Anima Brut - Espumante Rosé da Thera degustado na Más Vino (Bsb)
Anima Brut – Espumante Rosé da Thera degustado na Más Vino (Bsb)

Então, esse espumante tem duas peculiaridades que me chamaram à atenção: pra começar seu corte é feito de forma pouco convencional pois une as tradicionais Pinot Noir (60%) e Chardonnay(25%) com a Sauvignon Blanc – muito pouco usada em espumantes. Essa última aparece no corte com o percentual de 15%, o suficiente para quebrar paradigmas e reforçar a acidez da bebida. O outro detalhe é que apesar de ser rosé, esse espumante pode ser confundido na avaliação visual com um brut amarelo palha de tão clarinho que é, mas na boca a sensação é mesmo de um rosé mais levezinho, sem dúvidas, muito bem elaborado no corte das uvas para chegar a um produto final tão delicado.

Degustando o Thera Brut Rosé na Más Vino 306 Sul
Degustando o Anima Brut Rosé da Thera na Más Vino 306 Sul

De modo geral, o produto pode ser definido como um espumante de perlage fino e intenso, elegante e com um frescor bem marcante. Tem um final levemente doce que contrasta muito bem com a acidez. Apresenta no nariz notas de frutas cítricas (laranja, tangerina), frutas de caroço (pêssego principalmente) e um pouco de levedura. Na boca tem uma cremosidade que agrada (devido ao contato de 12 meses com as borras) e também possui boa persistência.

Thera
Thera Brut Rosé – Rosé extremamente claro

Produto Versátil

É uma bebida indicada para diversas ocasiões e conforme informações da própria vinícola, “o Anima Thera Brut Rosé é um produto ideal para diferentes ocasiões: do brunch de domingo à sessão de cinema em casa, passando por uma refeição leve e saborosa ou uma tarde na piscina”. Pra mim, um espumante extremamente versátil que vale ser experimentado. Seu preço médio gira em torno de R$149,00 e em Brasília é encontrado na Más Vino (306 Sul)

Espumantes Leves e Festivos

Ah! Este Brut Rosé nasceu em abril deste ano com a mais nova linha de vinhos da Thera: a Anima. Essa linha surgiu com a proposta de espumantes mais leves e festivos. Em breve, inclusive, será lançado também um espumante ice. Além disso, outros dois tintos estão previstos para serem lançados esse ano.

Thera
Além do recém-lançado Brut Rosé, a Más Vino vende outros interessantes rótulos da vinícola, como o Thera Sauvignon Blanc (branco) e o Thera Madai (tinto), um blend de Syrah, Merlot, Malbec e Cabernet Franc

Thera: homenagem à matriarca

O nome da vinícola é uma homenagem à Therezinha Borges de Freitas, carinhosamente chamada de Thera pelo marido Manoel Dilor de Freitas (in memoriam) – que foi pioneiro dos vinhos de altitude de Santa Catarina – e por seus quatro filhos, entre os quais João Paulo, o idealizador da Vinícola Thera.

Nos vinhedos da Thera predominam variedades destinadas à elaboração de vinhos brancos e espumantes, como Sauvignon Blanc, Chardonnay e Pinot Noir, além das uvas Merlot, Cabernet Franc, Syrah, Malbec, Sangiovese, Montepulciano, entre outras cepas.

Leia também: Box Vitruvino: aula de vinho, vinhos e acessórios para comemorar o Dia dos Namorados

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Degustação Inédita de Vinhos da Índia em Brasília

A enologia sempre surpreende. não há dúvidas! Essa semana, por exemplo, tive o prazer de…

Chega ao mercado o primeiro vinho tinto da Safra 2024

A Safra 2024 está pronta para ser degustada, trazendo consigo o Miolo Wild Gamay, o…

Caça ao tesouro é atração de Páscoa na Costelaria Gaúcha

O Coelho da Páscoa chega para fazer a alegria da garotada com uma caça ao…

Conheça sabores autênticos e experiências culinárias no World of Wine (WOW)

Localizada às margens do majestoso Rio Douro, Vila Nova de Gaia, na região da deslumbrante…