Viticultura Brasileira estampada em selos dos Correios

Viticultura Brasileira é homenageada em selos

Os Correios lançam, nesta terça-feira (22), a Emissão Especial Viticultura. Os selos desta emissão – que são aromatizados, um diferencial entre outros lançamentos -, ilustram os cultivares nacionais do Programa de Melhoramento Genético ”Uvas do Brasil”, desenvolvido, desde 1977,  pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Muito legal essa iniciativa de homenagear a Viticulura Brasileira, né?

O programa da Embrapa desenvolve uvas para mesa, suco e vinho, adaptadas às diferentes condições de solo e clima do Brasil.  A Embrapa Uva e Vinho, sediada em Bento Gonçalves/RS, já lançou 21 cultivares brasileiras da fruta, que têm como características a alta produtividade, diferentes ciclos de produção e resistência às principais doenças que ameaçam a cultura. Os cincos selos destacam as cultivares obtidas a partir do melhoramento clássico, que estão promovendo uma verdadeira revolução na vitivinicultura nacional: Moscato Embrapa; BRS Lorena; BRS Magna; BRS Vitória; e BRS Margot.   

 As peças filatélicas contêm, além da imagens das uvas, elementos que revelem toda a cadeia produtiva da fruta, como plantio, colheita, produção de sucos e vinho. A arte da emissão é de Daniel Effi e Camila Sena Hott, com tiragem de 60 mil folhas, totalizando 900 mil exemplares à venda, no valor de 1º Porte da Carta (R$ 2,05) a unidade. As peças podem ser adquiridas na loja virtual e, a partir de janeiro de 2021, estarão disponíveis nas principais agências dos Correios do país.

Leia também: Curso de Sommelier de Vinhos em Módulos é lançado pela ABS-DF

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…