Xeco Fino é o”Jerez descolado” que promete ser sucesso no Brasil

Xeco Fino
Xeco Fino – um Jerez diferenciado

Uma novidade, no mínimo interessante, chegou ao Brasil e foi trazida pela Portus Cale. É o Xeco Fino da marca Xeco Wines (se pronuncia ‘zecko’), uma startup inglesa criada por mulheres. O vinho é uma espécie de releitura do Jerez.

Pra quem não sabe, os vinhos fortificados de Jerez são realmente únicos e com vários estilos – o vinho Manzanilla e o Fino são secos e, ao mesmo tempo, potentes e delicados. Estão entre os melhores aperitivos do mundo. O Amontillado, o Oloroso e o Palo Cortado são vinhos mais alcóolicos, envelhecidos e com aroma bastante potente. O Cream e o Pedro Ximenez são exemplares doces.

Como todos os Jerez, o Xeco é produzido através de um processo especial de mistura fracionada, exclusiva no Sul da Espanha. É feito em parceria com a Bodega Diez Mérito. Atualmente a startup produz dois estilos: o fino e o amontillado, mas apenas o primeiro é comercializado no Brasil.

O Xeco Fino deve ser bebido extremamente frio, seja diretamente em um copo de vinho ou misturado com uma tônica ou limonada de boa qualidade. As criadoras da marca Beanie Geraedts-Espey, Alexa Davies e Polly Aylwin-Foster (foto) também sugerem que o consumidor faça experimentos! “Essa pequena beleza fortificada exige sua atenção e vai agradar suas ideias mais loucas de coquetéis”. Segundo elas, “a ideia foi ‘tirar o Jerez do armário’ e incorporar sua personalidade a coquetéis frescos e drinks modernos a partir desse famoso vinho licoroso”.

As criadoras da marca Beanie Geraedts-Espey, Alexa Davies e Polly Aylwin-Foster
As criadoras da marca Beanie Geraedts-Espey, Alexa Davies e Polly Aylwin-Foster

O branco Xeco Fino é produzido com uvas Palomino e foi feito para combinar com qualquer tipo de comida e ocasião: sushi em um restaurante elegante ou o combo sofá + séries. “O Xeco Fino possibilita a criação de bebidas diferentes. Não há regras. A criatividade pode correr solta a partir do momento em que a garrafa for aberta”, finaliza Karene.

As ilustrações dos rótulos trazem pares espanhóis e ingleses famosíssimos, como Cervantes & Shakespeare e Catherine of Aragon & Henry VIII. A inspiração veio da paixão dos dois países pelo Jerez, que se expressa na recriação da bebida espanhola pelas mãos das três inglesas.

Em homenagem ao Mês das Mulheres, até o dia 31 de março, o produto terá 10% de desconto no site www.portuscale.com.br nas compras realizadas com o cupom PORTUS10.

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Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

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