Zona Franca da Uva e do Vinho será debatida neste domingo (10/4)

Zona Franca da Uva e do Vinho volta a ser debatida no Rio Grande do Sul

A criação da Zona Franca da Uva e do Vinho volta à roda de debates neste domingo (10), mobilizando autoridades da Serra Gaúcha e de entidades ligadas ao setor vitivinícola no Spa do Vinho, em Bento Gonçalves, e contará com a presença do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

O Projeto de Lei do Dep. Fed.João Derly (REDE/RS) visa criar uma Zona Franca da Uva e do Vinho para isentar de impostos as venda de vinhos no varejo em 23 cidades da Serra Gaúcha que detém produção vitivinícola. A intenção do projeto é estimular o desenvolvimento da vitivinicultura local e o enoturismo na região. Conforme o Ibravin, a tributação nos vinhos corresponde a mais da metade do valor do produto.

Spa do Vinho em Bento Gonçalves
Spa do Vinho no coração do Vale dos Vinhedos

A sócia-diretora do Spa do Vinho, Deborah Villas-Bôas Dadalt destaca que só o Vale dos Vinhedos recebe mais de 400 mil turistas por ano. “Com a redução dos impostos na venda direta de vinhos aos turistas e visitantes, podemos incrementar este fluxo, gerando novos empreendimentos, empregos e desenvolvimento econômico e social em toda região Uva e Vinho”.

O prefeito Guilherme Pasin acredita que a criação de uma zona livre e a redução tributária alavancaria o desenvolvimento econômico a patamares nunca antes vistos.

A proposta inicial abrangia apenas o Vale dos Vinhedos, mas o projeto agradou outros municípios que foram se engajando à iniciativa. Será necessário criar uma entidade reguladora para normatizar e fiscalizar a Zona Franca, reunindo até agora 23 cidades na proposta. São elas, Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Antônio Prado, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Ipê, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Salvador do Sul, Santa Tereza, São Marcos, São Valentim do Sul, Veranopólis e Vila Flores.

Painel Especial para acelerar o trâmite em Brasília

Neste momento o Projeto de Lei No 9.045/17 encontra-se arquivado na Câmara dos Deputados. O projeto precisa ser reapresentado por algum parlamentar. Este “apadrinhamento” e a formação de uma comissão que acelere os trabalhos será o foco principal do Painel que acontece neste domingo no Vale dos Vinhedos. Mais de uma dezena de Prefeituras da região Uva e Vinho já confirmaram presença, assim como o próprio Deputado Rodrigo Maia.

A programação será coordenada pela Prefeitura de Bento Gonçalves, pelo Spa do Vinho Hotel & Condomínio Viticinícola, com apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e da União Brasileira de Viticultura (Uvibra).

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…