Don Giovanni: vinícola, pousada e restaurante a 13km de Bento Gonçalves

Vinícola Don Giovanni: há 13km de Bento Gonçalves

Há 13 quilômetros de Bento Gonçalves-RS, num dos pontos mais altos do município de Pinto Bandeira-RS e bem pertinho da rota turística “Caminhos de Pedra” está situada a Vinícola Don Giovanni. Um local charmosíssimo no Sul do País que reúne vinícola, pousada, restaurante e muito aconchego num só lugar. Roteiro imperdível para enófilos!

Vinícola, pousada e restaurante num único lugar
Vinícola, pousada e restaurante num único lugar

Nascida no mesmo local de onde funcionou no passado uma estação experimental da empresa Dreher, a vinícola hoje pertence aos filhos do Engenheiro Agrônomo Ayrton Giovannini e de Beatriz Dreher Giovannini, que compraram a empresa em 1981, e é gerenciada por Daniel Panizzi, genro do casal, que, por sinal, é uma pessoa super atenciosa e hospitaleira!

Escritório da Vinícola Don Giovanni
Escritório da Vinícola Don Giovanni

Atualmente a vinícola possui 17 hectares de vinhedos próprios, de onde vem a quase totalidade da produção da empresa. A prática adotada na agricultura da Don Giovanni segue o manejo biodinâmico, respeitando as fases da lua e utilizando uma série de preparos que reduzem 100% o uso de herbicida e 70% o, de fungicida. Para se ter ideia, até o adubo utilizado por lá é feito na própria vinícola, com resíduo da produção de esterco dos animais.

Para não ser necessário utilizar produtos químicos como pesticidas ou agrotóxicos são plantadas no mesmo espaço das vinhas algumas ervas e condimentos que ajudam no controle da videira

Por-do-Sol na Don Giovanni

Daniel Pazzini me servindo um Don Giovanni Brut Rosé para aguardarmos o pôr do sol.
Daniel Panizzi me servindo um Don Giovanni Brut Rosé para aguardarmos o pôr do sol no mirante

Quem visita a Don Giovanni não pode perder um passeio super especial: a ida ao mirante da vinícola ao final do dia para ver o pôr do sol. O Daniel Panizzi foi quem me acompanhou. Ele levou o espumante Don Giovanni Rosé Brut para brindarmos em alto estilo a despedida de mais um dia. Segundo ele, “cada pôr do sol é único” e, por isso, ele não cansa de fazer esse passeio. Foi tudo realmente incrível, pois a vista é linda e o espumante sensacional. O momento rendeu ótimas fotos. Veja abaixo:

Pôr do Sol no mirante na Pousada Don Giovanni: inesquecível!

 

Belíssimo Pôr do Sol em Pinto Bandeira-RS

Terroir Propício

A Don Giovanni, atualmente, planta quatro variedades de uva: Chardonnay, Pinot Noir, Merlot e Cabernet Franc e produz tanto vinhos finos como espumantes. Mas são esses últimos que são considerados “a menina dos olhos” da vinícola e que têm sido reconhecido em diversos concursos de vinho, inclusive, internacionais.  Segundo Daniel, isso decorre do fato de os espumantes de Pinto Bandeira revelarem a característica do terroir: “Possuem boa cremosidade, mineralidade, persistência e acidez pronunciada”, explica.

Daniel Panizzi, da Don Giovanni, me explica que os espumantes de Pinto Bandeira refletem o terroir local
Daniel Panizzi, da Don Giovanni, me explica que os espumantes de Pinto Bandeira revelam as características do terroir
Pinto Bandeira: local com Indicação Geográfica
Pinto Bandeira: local com Indicação Geográfica para conferir valor e identidade aos produtos de lá

Na verdade, isso acontece porque a região de Pinto Bandeira é muito propícia para maturação de Chardonnay e Pinot Noir, ambas utilizadas na produção de espumantes.  A  altitude, o relevo ondulado, o solo de origem vulcânica fazem de Pinto Bandeira um terroir especial com indicação geográfica, certificação concedida pelo INPI e criada para conferir valor e identidade a um produto, no caso, o espumante.

Inclusive, muito em breve, essa região terá uma certificação de Denominação de Origem exclusiva para espumantes. Algo pioneiro no Novo Mundo. Na prática, isso significa possuir um selo de qualidade que atesta o modo de preparo da bebida, como acontece na região de Champagne, na França.

Pinto Bandeira - Em breve terá certificação de Denominação de Origem
Pinto Bandeira – Em breve terá certificação de Denominação de Origem

Passeio pelos tanques e cave

A Don Giovanni é o tipo de vinícola rústica, pequena e aconchegante. A primeira parte da visita ao local onde se produz vinhos, inclui uma passada pelos tanques de inox, onde ocorre todo o processo de fermentação das uvas. Depois seguimos para a cave dos vinhos e espumantes, que guardam as bebidas mais raras e também aquelas que estão envelhecendo. Eu tive a honra de conhecer esses espaços acompanhada da D.Bita, que na verdade, é a Dona Beatriz Dreher Giovannini, que me referi no início do post. Dona Bita é a matriarca da família e adora receber os visitantes para contar suas histórias no mundo do vinho, já que é descendente de uma família de viticultores e desde criança manteve contato com as uvas. Um encontro com ela é sempre recheado de muitas informações interessantes.

Dona Bita é Dona Beatrir Dreher, matriarca da Don Giovanni
Dona Bita é Dona Beatrir Dreher, matriarca da Don Giovanni

 

Eu e Dona Bita, na Cave da Don Giovanni onde estão guardados os vinhos mais raros e aqueles em processo de envelhecimento

Vale destacar que, em homenagem, ao aniversário de 70 anos da matriarca, foi lançado pela vinícola o espumante Dona Bita – feito pelo método tradicional com 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir, tem maturação de 70 meses com as borras e 8 gramas de açúcar por litro. Sem dúvidas, o espumante mais especial da vinícola, que custa R$260,00.

Dona Bita 70 meses. Foto: Eduardo Benini

Produtos

Atualmente a vinícola produz cinco vinhos: Chardonnay, Cabernet Franc, Merlot, Cabernet Sauvigon e Cuvée Don Giovanni; e oito tipos de espumante. Amei o Cabernet Franc, com sua elegânica e notas de frutas vermelhas com toques de ervas finas e menta, e também o Nature 24 meses com sua complexidade, refrescância e cremosidade marcantes. Por ano são produzidas aproximadamente 100mil garrafas, das quais 80% são espumantes.

Espumante Don Giovanni Natrure: complexidade, refrescância e cremosidade marcantes
Espumante Don Giovanni Natrure: complexidade, refrescância e cremosidade marcantes

Pousada

Localizada dentro da vinícola, a Pousada Don Giovanni oferece 07 quartos para hospedagem dentro de um casarão construído em 1930, decorados com móveis antigos.

Além disso, também dispõe da Cabana, localizada a 100 metros do Casarão.

Eu na Cabana, que fica a 100m do Casarão
Eu na Cabana, que fica a 100m do Casarão

Foi ali que tive a oportunidade de ficar hospedada e que recomendo muuuuiiito. A Cabana é rústica, mas é muito aconchegante.

Cabana: rústica e aconchegante. Foto: Don Giovanni Site
Cabana: rústica e aconchegante. Foto: Don Giovanni Site

Lá você realmente se desliga do estresse das cidades grandes e tem a oportunidade de se sentir como um pequeno viticultor, já que as videiras estão ao lado do local. Na Cabana tudo é simples e, ao mesmo tempo, acolhedor.


O máximo para mim foi encontrar por lá uma geladeira recheada de vinhos e espumantes Don Giovanni que podiam ser abertos e apreciados junto ao fogão de lenha que havia no local. Sem dúvida, algo inesquecível. Obs.: os vinhos são cobrados à parte, viu? Mas todos com preços muito justos!!!!

Curtindo o friozinho gostoso do Sul na Pousada Don Giovanni
Curtindo o friozinho gostoso do Sul na Pousada Don Giovanni

Ah! O amanhecer na Cabana também é fantástico com uma vista linda para os vinhedos, um belo lago da propriedade e também para as inúmeras ovelhas que passeiam pela vinícola.

Videiras localizadas ao lado da Cabana
Videiras localizadas ao lado da Cabana
Vista matinal para as ovelhas que passeiam pela vinícola
Vista matinal para as ovelhas que passeiam pela vinícola

Ah! Tem um detalhe bem interesse que eu já ia me esquecendo: a Pousada conta com uma área no jardim com churrasqueira e forno de pizza instalados – a ideia é que o espaço seja utilizado por quem quer reunir uma boa turma boa de amigos. Combinando com antecedência, é possível chamar um Chef ou pizzaiolo da região indicadosdos pela pousada. E para os dias mais quentinhos, também tem uma piscina bem ampla.


Jantar harmonizado

Nos finais de semana, a pousada oferece um maravilhoso jantar harmonizado, oportunidade imperdível para degustar os vinhos da vinícola. Os pratos são servidos em quatro etapas: primeiro salada, depois risotto de alcachofra ou vinho tinto, em seguida frango com cervejas e batatas e, por último, a sobremesa.

Frango na Cerveja acompanhado com Batatas

As bebidas, tanto espumantes como vinhos, sempre harmonizam com os pratos e são servidas à vontade. O preço cobrado pelo jantar harmonizado é de R$130,00 por pessoa. Um detalhe bem legal é que grande parte dos produtos oferecidos no jantar são produzidos na própria vinícola.

E aí? Gostou da Don Giovanni? Então aproveite as próximas férias ou mesmo algum feriado prolongado para conhecer o lugar, seja para dormir na Pousada ou apenas para desfrutar da Vinícola. De uma coisa tenho certeza, você não irá se arrepender!:)

 

Vinícola e Pousada Don Giovanni

VRS 805 – Linha Amadeu (28), km 12, Pinto Bandeira

pousada@dongiovanni.com.br .

 

Fotografias

Confirma mais fotos da Don Giovanni  clicando aqui.

Fotos: Guilherme Penchel

Edição de fotos: Claudio Duarte

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…