Harmonização para as Ceias de Natal e de Ano Novo!

Harmonização de Natal A ceia ficou pronta, mas você não sabe qual é o melhor vinho para harmonizar com os pratos que servirá na noite do Natal ou do Ano Novo? Então, siga algumas dicas que selecionei (dentre as inúmeras que pesquisei em livros e sites especializados) para te ajudar nessa tarefa e garantir o sucesso dos seus eventos de final de ano. Garanto que seus convidados, mesmo sem entender muito do assunto, vão saborear muita mais o jantar se puderem combinar perfeitamente a comida com os vinhos servidos. Boas Festas e, claro, bons vinhos!!!!
Prato: Salada de frango defumado 
Vinho: dê preferência aos mais frutados e sem passagem por barricas de carvalho, pois o sabor proveniente da barrica com o do defumado pode sobrecarregar as papilas gustativas impedindo-o de reconhecer os sabores. Algumas uvas brancas que não levam carvalho são as Sauvignon Blanc, a Riesling e a Chenin Blanc. As tintas que normalmente não passam por barrica são a Pinot Noir e a Gammay. Um espumante à base de Pinot Meunier também vai muito bem.
Prato: Peixes leves e frutos do mar 
Vinho: opte por espumantes e, também, por vinhos brancos leves e refrescantes ou aromáticos, pois, nesse caso, para que a harmonização aconteça é ideal que o vinho seja tão ou mais ácido que o prato. Na hora da compra, opte pelos brancos das uvas Sauvignon Blanc, Riesling, Chenin Blanc, Torrontés e Gewurztraminer.
Harmonização de NatalPrato: Peixes carnudos, como bacalhau ou salmão
Vinho: um branco mais encorpado, como um Chardonnay com passagem em barrica, cai muito bem com esse prato; um tinto com poucos taninos (pouca sensação de adstringência) e mais frutado também é uma opção recomendada – sugiro um português alentejano simples sem barrica ou um Beaujolais Nouveau.
Prato: Filé bem passado
Vinho: um tinto de médio corpo, como um Merlot, pois um vinho muito tânico, como um Cabernet Sauvignon ou um Tannat,  pode proporcionar uma sensação indesejada de amargor.
Harmonização de natalPrato: Pernil ou Costela
Vinho: um tinto de médio corpo, como os da casta Tempranillo, Merlot ou  Pinot Noir do Novo Mundo vão acompanhar muito bem. Por serem comidas naturalmente mais salgadas, esses pratos não devem ser acompanhados por vinhos muito tânicos.
harmonizaçãoPrato: Lombinho ou Picanha
Vinho: Para acompanhar esses cortes de porco mais suaves e menos gordurosos que os anteriores, o ideal são vinhos igualmente brandos, como os brancos, por exemplo. Dessa forma, é interessante um Sauvignon Blanc ou um Chardonnay com  notas de madeira mais acentuadas.
Prato: Peru com molho adocicado 
Vinho: vinhos frutados e vibrantes, como alguns Zinfandel da Califórnia ou os Chianti Reserva da Toscana, são muito bons para acompanharem pratos com molhos adocicados. O sabor frutado irá equilibrar o doce do molho na boca.
Harmonização de natalPrato: Rabanada
Vinho: vinhos de sobremesa, com notas de mel e amêndoas, como os produzido em Sauternes, na França ou algum Colheita Tardia. É ideal que o peso e a doçura do vinho harmonizem com o peso e a doçura da sobremesa.
Prato: Panetone
Vinho: um tradicional Passito italiano (elaborado com uvas em forma de passas) é uma boa pedida! Esse vinho harmoniza bem com o panetone pela doçura e pelos aromas de frutas secas com toques cítricos, que casam muito bem com as frutas cristalizadas do panetone.
 Lembre-se que, de modo geral, a força do sabor do prato deve ser equivalente à intensidade do vinho que deverá acompanhá-lo, isto é, se a comida é forte, o vinho deve ser encorpado; se a comida é simples, um vinho mais leve é o ideal. Já as comidas mais ácidas combinam muito bem com vinhos de alta acidez; já aquelas comidas à base de especiarias harmonizam perfeitamente com  vinhos de sabores intensos e complexos.
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…