.

Um dos maiores eventos gastronômicos do país, o Gastronômade Brasil, realizará sua quinta etapa em Brasília, no próximo dia 20 de setembro, com a proposta de oferecer uma aventura culinária em lugares exóticos, preferencialmente ao ar livre, em locações inusitadas. Tudo isso agregado aos sabores de ingredientes locais em pratos elaborados por um top chef da região.

unnamed
Divulgação Gastronômade Brasil

Na capital federal, a etapa 2015 será comandada pela chef do Ancho Bistrô de Fogo e do Loca Como Tu Madre Renata Carvalho na mansão Patú Anú, no Park Way, a partir das 13h. A chef servirá um menu completo com aperitivos, entrada, pratos principais e sobremesa e tudo será harmonizado com o espumante Chandon. O último lote de ingressos custa R$ 305,00 por pessoa e pode ser adquirido pelo site oficial do Gastronômade Brasil.

unnamed-1Na seção aperitivos, Renata Carvalho vai dar  uma pequena mostra de seu talento à frente do gastropub Loca Como Tu Madre (306 Sul), premiado como Melhor Cozinha de Bar de Brasília por veiculado especializado. O cardápio de acepipes traz o bolinho acostelado (massa de macaxeira recheada com costela bovina cozida com especiarias em baixa temperatura por 48 horas); o gravlax do Cerrado em pão de baru (gravlax de tilápia, azeite de dill em torrada de pão de baru); queijo da Canastra ao maçarico (tapas de queijo da Canastra maçaricado e coberto com mel de engenho).

Bolinho acostelado-foto de Gui Teixeira
Como aperitivo, bolinho acostelado e outras delícias. Foto – Gui Teixeira

Para entrada, salada de brotos orgânicos, jenipapo e chantilly de wasabi sobre burrata. Na sequência, dois principais: moqueca de cajuzinho do Cerrado com castanhas da região, servida com arroz da terra e agrião baby; e feijão verde da Paraíba, tofu defumado e carne de sol Kobe Beef Passion. Para finalizar, macaron com ganache de chocolate Sagarana 67% e cajuzinho confit, tuille de castanha-de-baru e crumble de castanha de pequi. O espumante Chandon será servido em todas as etapas.

A Chefe brasiliense inspirou-se no renomado chef argentino Francis Mallmann, que ganhou notoriedade internacional com sua culinária do fogo elevada à alta gastronomia
A Chefe Renata Carvalho inspirou-se no renomado chef argentino Francis Mallmann com sua culinária do fogo elevada à alta gastronomia. Foto – Gui Teixeira

Renata Carvalho – A paixão da chef brasiliense pela gastronomia começou cedo, ainda criança, quando cozinhava com sua avó Dona Lourdes ou experimentava diferentes sabores para as massas que preparava sozinha. O título de chef veio mais tarde com a formação no Instituto Argentino de Gastronomia, em Buenos Aires. De lá, em 2009, trouxe inspiração para o descolado e premiado gastropub Loca Como Tu Madre, comandado em parceria com a sócia Giovanna Maia desde março de 2012, na 306 Sul. Vizinho ao Loca, a dupla inaugurou, em 28 de janeiro de 2015, o Ancho Bistrô de Fogo.

Inspirada pelo chef argentino Francis Mallmann, que ganhou notoriedade internacional com sua culinária do fogo elevada à alta gastronomia, no Ancho, a chef Renata Carvalho também reverencia o fogo em todas as suas formas de utilização na cozinha, numa mistura do rústico, do sofisticando e do contemporâneo.

Renata Carvalho também tem título de beer sommelier pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Em Buenos Aires, trabalhou no Café Vinilo e no programa de TV Cozinha Caseira (Canal Fox). No Brasil, em 2012, atuou como curadora da Feira Internacional de Turismo (Fitur), realizada em Madri (Espanha).

Gastronômade Brasil – Etapa Brasília com Renata Carvalho

Em 20 de setembro, a partir das 13h, no Espaço Patú Anú – Mansões Park Way – SMPW Qd. 15, Conjunto 6, Lote 10. Ingressos: R$ 305,00 por pessoa (último lote), vendidos no site

Divulgação Gastronômade Brasil (Foto de Luiz Carlos Lima)
Divulgação Gastronômade Brasil (Foto de Luiz Carlos Lima)

Quer saber mais sobre esse evento? Clique aqui para relembrar um post publicado no Blog Vinho Tinto sobre o assunto.

Fonte – Naiobe Quelem Comunicação Integrada

Comentários

comentários

Close