Avaliação Nacional de Vinhos acontece no final de setembro com 16 comentaristas e mil degustadores

Especialistas elegem os melhores vinhos nacionais – Foto: Gilmar Gomes/ABE

No último sábado do mês de setembro, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) reúne cerca de mil apreciadores de vinhos para fazer uma apresentação  do desempenho da safra do ano respectivo. Este evento é conhecido com Avaliação Nacional de Vinhos, e é atualmente a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. As 16 amostras mais representativas são degustadas simultaneamente pelo público e cada um dos 16 convidados especiais compartilha comentários sobre um dos vinhos. O painel de comentaristas já começou a ser formado. A brasileira que acabou de assumir a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Regina Vanderlinde, está entre os confirmados.

Regina Vanderlinde, presidente da OIV, fará parte da equipe de comentaristas do evento

Regina representa a mais importante instituição do setor no mundo, que pela primeira vez na história é presidida por um brasileiro. As primeiras impressões sobre os vinhos brasileiros da Safra 2018 serão dadas por ela e por outros 15 comentaristas, entre enólogos, jornalistas, sommeliers, médicos e enófilos. O 16º será sorteado entre o público. O Enólogo do Ano 2017, Carlos Abarzúa, também fará parte deste seleto grupo, que conta ainda com o Master of Wine, Dirceu Vianna Jr. e com o consultor de vinhos do Pão de Açúcar, Carlos Cabral.

 

O público, formado por pessoas de diferentes estilos, idades e profissões, de distintos lugares do mundo, tem em comum o gosto pelo vinho. Todos estarão reunidos em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, no dia 29 de setembro. Juntos – público e comentaristas – participarão do maior momento do vinho brasileiro. Serão mais de 8 horas de evento, entre abertura, degustação e comentários, homenagens, prova de espumantes e almoço. Um encontro também de aprendizado e confraternização.

Etapa por etapa

O evento mais concorrido do Brasil pelos apreciadores de vinhos começou ainda em junho, com a inscrição das amostras pelas vinícolas. No mês seguinte, técnicos da ABE e da Embrapa Uva e Vinho, percorreram o Brasil para coletar os vinhos diretamente dos tanques de aço inox. Teve amostra que chegou a percorrer 3 mil quilômetros para chegar na Capital Brasileira do Vinho. Amostras recolhidas, a terceira etapa foi degustar e avaliar cada vinho. Este trabalho foi realizado de 14 a 23 de agosto por 120 enólogos.

O resultado será divulgado no dia 29 de setembro, quando será anunciada a relação dos 30% mais representativos, ou seja, 106 amostras, diante das 344 inscritas por 49 vinícolas de seis estados brasileiros. O público poderá, ainda, degustar 16 amostras selecionadas entre os 30%, provando na taça a representatividade da Safra 2018. O investimento para associado é de R$ 275. Não associados pagam R$ 350. As inscrições abriram às 9h20min do dia 4 de setembro, encerrando 1hora e 30 minutos depois.

Comentaristas confirmados

Carlos Abarzúa – Enólogo do Ano 2017 – Brasil

Carlos Cabral – Consultor de Vinhos – Brasil

Carolina Bahia – Jornalista – Brasil

Celso Masson – Jornalista – Brasil

Cristiano Melles – Presidente da ANR Brasil – Brasil

Dirceu Vianna Jr. – Master of Wine – Londres

Edsandro Arruda – Sommelier – Brasil

Francine Dion – Diretora Técnica do Séléctions Mondiales – Canadá

Johnny Mazzilli – Jornalista – Brasil

Lúcia Bailetti – Enóloga – Itália

Otávio Berwanger – Médico Cardiologista – Brasil

Pablo Ugarte – Diretor do Catador Awards – Chile

Regina Vanderlinde – Presidente da OIV – Brasil

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…