Culinária Brasileira, Muito Prazer – livro de Roberta Malta explora rica gastronomia do Brasil

A jornalista gastronômica Roberta Malta Saldanha lança pela Editora Alaúde o livro Culinária brasileira, muito prazer, o resultado de mais de cinco anos de pesquisa de nossas tradições e costumes. Verdadeira “geografia da alimentação no Brasil” – como destaca o prefácio de Daliana Cascudo, neta do grande Luís da Câmara Cascudo –, o livro explora nossa riquíssima gastronomia por meio de ingredientes e pratos típicos de todas as regiões, além de mais de 170 receitas de grandes profissionais do país.

Roberta descreve comidas, bebidas e ingredientes que são a própria definição da cozinha brasileira (moqueca, pato no tucupi, picadinho, feijoada, virado à paulista, escondidinho, brigadeiro, cocada, mandioca e cachaça, apenas para citar alguns), sem deixar de lado as influências européias e africanas que moldaram o nosso jeito de comer. Assim, o leitor percorre as páginas do livro e encontra frutas, verduras, legumes, peixes, ervas, temperos que se mistura em pratos como muçuã de botequim, baixaria, mojica de jacaré, buré, entrevero, desejo de Catirina e outras delícias do nosso receituário.

Para ilustrar esta verdadeira enciclopédia gastronômica, Roberta contou com a colaboração de mais de 170 profissionais de cozinha, confeitaria, panificação e coquetelaria, que cederam receitas autorais e releituras exclusivas para compor o panorama detalhado da culinária brasileira de ontem e hoje que agora está disponível nas livrarias.

São entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas que mostram como os ingredientes podem ser aproveitados em preparos tradicionais ou bem inovadores. A cada receita Roberta acrescentou seu toque, trazendo detalhes acerca da criação do prato, do modo de preparar ou do produto utilizado.

Trata-se de uma obra de referência ímpar, leitura obrigatória para lambuzar os dedos, lamber os beiços e degustar a geografia culinária do Brasil.

 Ficha Técnica

Título: Culinária brasileira, muito prazer

Subtítulo: Tradições, ingredientes e 170 receitas de grandes profissionais do país

Autores: Roberta Malta Saldanha

Formato: 16 x 23 cm

Nº de Páginas: 512

Acabamento: brochura com orelhas, miolo 2 cores, com ilustrações

Preço: R$ 79,90

Sobre a autora

Roberta Malta Saldanha é paulista e bacharel em Comunicação Social. Iniciou a carreira na Editora Abril, onde atuou nas revistas Exame VIP (em São Paulo), Veja Rio e Veja (no Rio de Janeiro). Idealizou a revista Pense Leve, dos Vigilantes do Peso no Brasil, e colaborou em sua consolidação com a Segmento Editora.

Em 1994, foi convidada a planejar e executar o primeiro evento enogastronômico do Brasil – o Boa Mesa. Ao final de 12 edições, a convivência com chefs e profissionais do Brasil e do mundo selou de vez seu amor pela culinária.

Dedicou-se a escrever sucessos, como o Dicionário tradutor de gastronomia em seis língua (2007), cuja edição revista e atualizada rendeu o Dicionário de termos gastronômicos em seis idiomas (2016), assim como o Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia, premiado com o Jabuti em 2012, o Minidicionário de enologia em 6 idiomas, finalista do prêmio Jabuti em 2013, o Histórias, lendas e curiosidades da confeitaria e suas receitas, vencedor do Gourmand Awards 2016, na categoria Best Pastry & Desserts Book e o Histórias, lendas e curiosidades das bebidas alcoólicas e suas receitas, em 2017, todos publicados pela Editora Senac.

Além dessas obras, são de sua autoria os livros Sabores da Copa (2014), Vinho nacional: a história do vinho na Serra Gaúcha (2014), finalista do Jabuti em 2015, e Vinhos & Vinhas Brasileiros (2017), da Editora Arte Ensaio. E, ainda, do Vinho: histórias, particularidades e seus destilados da Boccati (2013).

Roberta é membro da Academia Brasileira de Gastronomia desde 2014.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Degustação Inédita de Vinhos da Índia em Brasília

A enologia sempre surpreende. não há dúvidas! Essa semana, por exemplo, tive o prazer de…

Chega ao mercado o primeiro vinho tinto da Safra 2024

A Safra 2024 está pronta para ser degustada, trazendo consigo o Miolo Wild Gamay, o…

Caça ao tesouro é atração de Páscoa na Costelaria Gaúcha

O Coelho da Páscoa chega para fazer a alegria da garotada com uma caça ao…

Conheça sabores autênticos e experiências culinárias no World of Wine (WOW)

Localizada às margens do majestoso Rio Douro, Vila Nova de Gaia, na região da deslumbrante…