Morre Steven Spurrier

Steven Spurrier
Steven Spurrier (Foto: Ibravin -Janice Prado)

O mundo do vinho perdeu hoje Steven Spurrier, personalidade que ficou internacionalmente conhecida por ter idealizado e promovido uma degustação às cegas na França, em 1976, em que vinhos californianos desbancaram vinhos de Bordeaux e da Borgonha. Esse evento ficou conhecido como “O Julgamento de Paris” e foi um marco para a história do vinho do Novo Mundo, que a partir de então, começou a ser mais respeitado.

Em 2014, quando participou no Brasil do evento Panorama dos Espumantes do Hemisfério Sul, realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Spurrier revelou: “Brasileiro não precisa de champanhe. O Brasil tem seus próprios espumantes para beber”. (relembre detalhes do evento clicando aqui)

Steven Spurrier e os espumantes brasileiros. Foto: Janice Prado/Ibravin

Na ocasião, ele também se manifestou: “Fiquei impressionado com a qualidade dos espumantes brasileiros, com a riqueza de detalhes com que foram apresentados. O resultado, com mais de 50% das preferências para os produtos do Brasil, comprova essa qualidade”, concluiu Spurrier.

Steven Spurrier foi comerciante, educador, escritor, degustador e estava produzindo seu próprio vinho nos últimos tempos na Inglaterra.  Faleceu em 9 de março de 2021 em sua casa, a propriedade vinícola inglesa de Bride Valley, cercado por sua família.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…