.
Steven Spurrier
Steven Spurrier (Foto: Ibravin -Janice Prado)

O mundo do vinho perdeu hoje Steven Spurrier, personalidade que ficou internacionalmente conhecida por ter idealizado e promovido uma degustação às cegas na França, em 1976, em que vinhos californianos desbancaram vinhos de Bordeaux e da Borgonha. Esse evento ficou conhecido como “O Julgamento de Paris” e foi um marco para a história do vinho do Novo Mundo, que a partir de então, começou a ser mais respeitado.

Em 2014, quando participou no Brasil do evento Panorama dos Espumantes do Hemisfério Sul, realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Spurrier revelou: “Brasileiro não precisa de champanhe. O Brasil tem seus próprios espumantes para beber”. (relembre detalhes do evento clicando aqui)

Steven Spurrier e os espumantes brasileiros. Foto: Janice Prado/Ibravin

Na ocasião, ele também se manifestou: “Fiquei impressionado com a qualidade dos espumantes brasileiros, com a riqueza de detalhes com que foram apresentados. O resultado, com mais de 50% das preferências para os produtos do Brasil, comprova essa qualidade”, concluiu Spurrier.

Steven Spurrier foi comerciante, educador, escritor, degustador e estava produzindo seu próprio vinho nos últimos tempos na Inglaterra.  Faleceu em 9 de março de 2021 em sua casa, a propriedade vinícola inglesa de Bride Valley, cercado por sua família.

Close