Primavera está chegando e pede vinhos mais leves

A estação mais florida do ano está chegando. É a primavera, que começa dia 21 de setembro, mas que, desde agora, já dá sinais de estar por perto em Brasília. O clima já está mais quente e mais seco. Pensando nisso, o sommelier Rafael Sá, da Pires de Sá Vinhos, resolveu dar algumas dicas de rótulos especiais para esta época do ano. “Pensamos muito nos pratos e nas combinações possíveis de vinhos – e, de fato, sempre tem um vinho específico para determinado tipo de comida. Mas devemos levar em conta o clima e não só o alimento. A primavera é uma estação quente. Particularmente para Brasília, é seca, com chuva só depois de outubro. Isso se a seca não se estender. Por mais que a comida peça um vinho muito encorpado, ele será muito pesado para o clima. A não ser que seja um ambiente climatizado, com ar condicionado. O ideal, portanto, é dar preferência para vinhos mais leves, mais frutados, que tenham a pegada do clima seco e quente”, explica.

Por mais que a comida peça um vinho muito encorpado, ele será muito pesado para o clima da Primavera
Por mais que a comida peça um vinho muito encorpado, ele será muito pesado para o clima da Primavera

Rafael diz que a escolha perfeita são os espumantes, sempre servidos gelados. Eles combinam com todos os tipos de pratos, desde entradas até sobremesas. “Pode ser um Brut, um Demi-Sec e até um Moscatel, mas sempre servido na temperatura ideal, que é de 6 graus.” Espumantes fora da temperatura ficam alcoólicos demais e muito gasosos. Caso não haja como medir a temperatura da garrafa perfeitamente, o ideal é molhá-la com água, ainda em temperatura ambiente, e deixá-la resfriando no freezer por 40 minutos.

Casa Valduga Identidade: um bom tinto para harmonizar com a primavera
Casa Valduga Identidade: um bom tinto para harmonizar com a primavera

 

E, por ser a estação mais florida do ano, os rosés e brancos também são estrelas, porque ressaltam muito a fruta e o frescor das flores. “São frescos, fáceis de beber e não são geralmente muito alcóolicos, condizendo com o clima.” Uma ótima uva é a Gewürztraminer, oriunda da Alsácia, muito floral e não frutada, com toques minerais, tanto na boca quanto no aroma. “A Casa Valduga produz o famoso Identidade, que só sai em pequena escala e safras especiais. Vale a pena.” Quanto aos rosés, há diversos estilos, mas o ideal são os provençais, que têm a cor mais salmão, típica das flores que nascem nesta época. “Super elegante, porque mescla acidez com frescor e sabor frutado.” Mas, para facilitar o acesso, Rafael indica um rosé excelente da América do Sul: o Maquis Rosé, chileno, que mescla Malbec com Cabernet Franc. Há ainda o Rosé D’Anjou Remy Pannier, vinho do Vale do Loire. Ele é rico em frutas e bem fresco.

Maquis Rosé - um chileno frutado e fresco - ideal para a estação das flores
Maquis Rosé – um chileno frutado e fresco – ideal para a estação das flores

Por fim, há a possibilidade de tomar os vinhos brancos e rosés na beira da piscina ou na praia. Se não houver geladeira ou freezer por perto, o ideal é colocar duas pedrinhas de gelo para manter o vinho mais gelado.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…