Tignanello: um dos maiores ícones italianos foi alvo de falsificação

 

Mais um ícone europeu auge de fraude
Mais um ícone europeu auge de fraude

A Europol – Polícia que tem por missão contribuir significativamente para a aplicação das leis da União Europeia (UE) no âmbito do combate à criminalidade organizada – apoiou uma ação coordenada pela polícia italiana que desmantelou uma sofisticada rede criminosa envolvida na falsificação de marcas e rótulos do vinho ícone Tignanello, um dos supertoscanos mais cobiçados que existe, produzido pela renomada vinícola Antinori. Mais de 11 000 garrafas de vinho tinto foram falsificadas com um vinho de qualidade inferior.
Nove pessoas estão sendo investigadas e três foram presas (um está na prisão e dois em prisão domiciliar). A operação revelou que dois dos detidos fazem parte da mesma família e que estavam usando sua própria empresa como forma de cobrir seus rastros. O negócio também vendeu produtos esportivos on-line como uma forma de enganar os consumidores de suas atividades.
Os policiais italianos iniciaram a investigação em fevereiro de 2017, após um pedido a uma loja de impressão na província de Pistoia para imprimir 4 500 rótulos de vinho.

Fonte: Europol

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…