Vinho para auxiliar na dieta

Vinho emagrece
Pesquisas apontam que vinho pode auxiliar nas dietas

2014 chegou e com ele aqueles quilinhos extras acumulados durante as festas de final de ano. Enfim, agora é a hora do início das dietas. Mas, nem pense em cortar o vinho, afinal, ele é um grande auxiliar na perda de peso se consumido moderadamente. Pelo menos, é o que afirma a maior parte das pesquisas científicas. Confira:

Pesquisa da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, por exemplo, comprovou que a substância piceatannol, encontrada nos vinhos, retarda a geração de células jovens de gordura e as impede de se transformarem em células maduras, o que impede o ganho de peso. Por sua vez, a pesquisa Women’s Hospital Boston, realizada durante 13 anos com 19.200 americanas, concluiu que mulheres que consomem uma taça de vinho tinto por dia engordam menos do que as que não bebem.

Na Europa, pesquisadores da  Universidade de Navarra na Espanha chegaram à conclusão de que a ingestão moderada de álcool, especialmente de vinho, protege contra, ao invés de promover, o ganho de peso.  Já um grupo de cientistas alemães que realizou pesquisa com ratos, concluiu que aqueles que recebiam alimentação com pequenas doses de resveratrol (principal componente dos anti-oxidantes do vinho tinto) não apresentaram ganho de peso, ao contrário dos que comiam alimentação sem a a substância.

O Fórum Científico Internacional de Pesquisa em Álcool já analisou os resultados de vários estudos e concordou com muitas conclusões nesse sentido.

Bem, com tanta pesquisa mostrando que vinho emagrece, para que contestar, não é mesmo? De toda forma fica a dica: beba com moderação e pratique exercício físico sempre. Tim Tim e Saúde!!!

Para auxiliar na  dieta, veja quantas calorias tem uma taça do seu vinho preferido:

Vinho branco seco (125ml) = 107kcal

Vinho branco doce (125ml) = 175 kcal

Vinho tinto seco (125 ml) =107 kcal

Vinho tinto suave (125ml) = 234 kcal

Vinho rosé (125 ml) = 93kcal

Vinho do porto (125 ml) = 185kcal

Espumante (125 ml) = 80kcal

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…