Vinhos Tokaji: únicos e incomparáveis. Você conhece?

Tokaji: uma "bebida dos deuses"
Tokaji: uma “bebida dos deuses”

Você já expirimentou os vinhos Tokaji (pronuncia-se “Tocai”)? Se não provou ainda, está na hora de beber essa “bebida dos deuses” e ter essa experiência inesquecível com esse vinho de sobremesa único e incomparável. Na verdade, os vinhos Tokaji são considerados um dos melhores vinhos do mundo.  São tão bons que mereceram citação no próprio hino nacional da Hungria, local onde são produzidos, na região de Tokaj-Gegyalja que cobre também uma pequena extensão da Eslováquia.

Um pouco de história

As evidências mostram que a tradição de produção dos vinhos Tokaji tem mais de mil anos, mas a Hungria viveu um difícil período de pós-guerra, na segunda metade do século 20, época que produção de vinhos Tokaji ficou praticamente estagnada. Após a queda do regime comunista no país, em 1989, algumas vinícolas húngaras decidiram resgatar o Tokaji da obscuridade.

Produção

tokaji: os bagos botritizados, chamados de aszú em húngaro, adquirem características únicas especiais, como aromas específicos e um incrível equilíbrio entre doçura e acidez.

Na época do outono, a combinação entre a névoa da manhã e as tardes de sol cria as condições perfeitas para a produção do vinho, devido a chamada “podridão nobre”. Na verdade, é o momento que o fungo Botrytis Cinerea ataca as uvas, perfurando sua pele e os frutos exalam água e murcham, atingindo níveis de concentração extrema de açúcar. Estes bagos botritizados, chamados de aszú em húngaro, adquirem características únicas especiais, como aromas específicos e um incrível equilíbrio entre doçura e acidez.

Os estilos de vinho de Tokaj podem ser resumidos da seguinte forma:

Száraz, vinhos secos produzidos a partir de uvas não afetadas pelo fungo Botrytis cinerea.

Szamorodni, vinhos de colheita tardia, feitos a partir de uvas parcialmente botritizadas. Podem ser secos (Száraz Szamorodni), com uma picante acidez, ou doces (Édes Szamorodni), harmônicos e elegantes.

Aszú, vinhos produzidos com uvas botritizadas, colhidas e selecionadas individualmente (Tokaji Aszú, Tokaji Eszencia, Fordítás, Máslás). Aszú é o estilo responsável pela fama da região de Tokaj, com um método de vinificação totalmente original, que adiciona uvas com elevado grau de podridão nobre ao vinho de base, e um amadurecimento mínimo de 3 anos em barril.

Os vinhos Aszú recebem, ainda, uma classificação numérica de acordo com a quantidade de açúcar residual (ou seja, não fermentado):

Os vinhos Aszú recebem, ainda, uma classificação numérica de acordo com a quantidade de açúcar residual

Aszú 3 Puttonyos – 60 a 90 g de açúcar residual por litro

Aszú 4 Puttonyos – 90 a 120 g de açúcar residual por litro

Aszú 5 Puttonyos – 120 a 150 g de açúcar residual por litro

Aszú 6 Puttonyos – 150 a 180 g de açúcar residual por litro

Aszú Eszencia – 180 a 450 g de açúcar residual por litro

Tokaji Eszencia – 450 a 850 g de açúcar residual por litro, mais doce e mais concentrado que o mel, com uma extrema persistência aromática.

Curiosidade

Puttonyo: cesto de madeira que se carrega nas costas com capacidade para 25kg de uvas botritizadas

A palavra Puttonyo diz respeito ao recipiente utilizado para a colheita de uvas botritizadas, um cesto de madeira que se carrega nas costas. Cada Puttonyo contém cerca de 25 kg de uvas, e o número refere-se à quantidade de Puttonyos para cada barril de 136 litros de vinho de base utilizado para fazer o produto.

Isto quer dizer que quanto maior a classificação, maior também será  concentração, a complexidade e o equilíbrio com um potencial marcante de envelhecimento.

O Tokaji Eszencia, é o de maior longevidade, e é considerado praticamente imortal, podendo ser armazenado por mais de dois séculos! Por esta razão, garrafas do século 18 e 19 são muito procuradas por colecionadores, sendo comercializadas por valores estratosféricos.

Para harmonizar essa delícia dos deuses, a dica são os queijos azuis ou sobremesas bem doces de modo geral.

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…