.
Laboratório de Referência Enológica
Muito bem recepcionada pelos Engenheiros Sandra Valduga, Gilberto Carnielli e Suziane Leonardelli no Laboratório de Referência Enológica do Rio Grande do Sul

Tive a oportunidade de conhecer de perto o importante trabalho do Laboratório de Referência Enológica do Rio Grande do Sul – Laren, localizado em Caxias do Sul (RS), a convite de dois engenheiros agrônomos da instituição  – Sandra Valduga (à dir. na foto) e Gilberto Carnielli (à esq.) – que participaram comigo em Bento Gonçalves-RS do curso Wine Spirits Education Trust – nível 2, realizado em 2013.

alcoômetro importado
Antigos alcoômetros importados da França eram usados na Laren.

A experiência foi muito interessante e didática. O Laren possui estrutura completa com equipamentos modernos de última geração para análises, controle e fiscalização em vinhos e derivados, bem como para pesquisas, sendo credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. No local,  pude observar antigos e modernos equipamentos utilizados para a realização de análises, como as que mensuram a quantidade de álcool presente nas bebidas.

O Laren também realiza análise da razão isotópica do carbono em vinhos e derivados da uva e do vinho e análise da razão isotópica do oxigênio da água em vinhos e derivados. Na prática, é um laboratório apto a determinar os níveis de álcool, acidez total e até de anidrido sulforoso (SO2) e verificar a genuidade dos vinhos. Em tempos de tanto produto falsificado, é bom saber que existe no Brasil um laboratório extremamente qualificado para realizar um trabalho dessa importância.

Laboratório de Enologia
Equipamentos modernos, como esse com nitrogênio líquido, auxiliam o trabalho do Laboratório de Enologia

As análises realizadas no local são: exame organoléptico, densidade, extrato seco, cinzas, grau alcoólico, açúcares totais, acidez total, acidez volátil, pH, sulfatos, anidrido sulfuroso total, cloretos, corantes, edulcorantes sintéticos, diglicosídeo de malvidina, isótopos estáveis de carbono, água exógena – razão isotópica do oxigênio, dentre outras.

O laboratório funciona junto à sede da Divisão de Enologia do Departamento de Produção Vegetal da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do Rio Grande do Sul em Caxias do Sul. É mantido com recursos do Fundovitis (Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul), em convênio com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

No local também é realizado anualmente microvinificações em uma cantina experimental que serve para o banco de dados do laboratório.

Para solicitar análises e obter mais informações sobre o Laboratório de Referência Enológica do Rio Grande do Sul, basta clicar aqui.

Comentários

comentários

Close