XII Concurso do Espumante Brasileiro 2021 tem data pra acontecer

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) confirmou a data de realização do XII Concurso do Espumante Brasileiro 2021, para os dias 13 e 14 de outubro de 2021. O mais diversificado e significante concurso de espumantes brasileiros busca avançar na quantidade de rótulos e vinícolas participantes. As inscrições vão se iniciar no dia 14 de setembro e vão até 1º de outubro, podendo ser feitas via site. Na edição de 2019, foram avaliados 376 espumantes de 89 vinícolas de sete estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo).

O XII concurso do Espumante Brasileiro busca avançar na quantidade de rótulos e vinícolas participantes

O espumante brasileiro aumentou consideravelmente nos últimos anos. A produção nacional, hoje em 18 milhões de litros por ano, conforme dados da Uvibra, vem crescendo cerca de 10% a cada safra e o reconhecimento faz parte de uma rotina constante. O concurso, respeitando normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), examina espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). Vão ser premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.

Na última edição do Concurso Brasileiro de Espumantes houve evolução na qualidade dos produtos apresentados.odos .

A última edição, no caso a de 2019, foi histórica não apenas pelo crescimento de 20% no número de amostras, mas também na evolução da qualidade. Prova disso, é que todos os 125 espumantes premiados atingiram notas superiores a 88. Nessa edição concedeu 14 Grandes Medalhas de Ouro e 111 Medalhas de Ouro para espumantes de 54 vinícolas de sete estados brasileiros, num desempenho recorde de pontuação avalizado por 52 jurados entre enólogos, sommeliers, médico, jornalistas e wine influencers. De forma inédita, esse resultado premiou amostras de todos os estados participantes: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, o que demonstra o alto padrão do espumante nacional.

Acompanhe aqui no Blog Vinho Tinto mais informações sobre esse concurso tão importante. Em breve mais notícias!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…