Dia Internacional da Uva Xinomavro

Dia da Uva Xinomavro

No dia 1 de novembro é simbolizado o final da colheita e o início da produção dos vinhos produzidos pela varietal Xinomavro e é quando se celebra o dia internacional desta uva. O nome da variedade é a junção de duas palavras gregas que significam acidez e negro, indicando seu sabor.

É uma casta conhecida por produzir vinhos com coloração escura e altos níveis de acidez, características expressivamente especiais, com boa estrutura, personalidade forte e com longo potencial de envelhecimento dando origem a vinhos com aromas complexos e frutados. A uva Xinomavro é reconhecida por produzir alguns dos melhores vinhos tintos de todo o Mediterrâneo.

A variedade é especialmente encontrada nas montanhas da região da Macedônia, no Central Norte da Grécia e ao Norte de Thessália, predominantemente em quatro zoneamentos (Amyndeon, Goumenissa, Naoussa and Rapsani), onde sua cultivação se ajustou ao longo dos séculos. É conhecida por produzir vinhos com caráter especial expressando um sentido único de origem.

Vinícola Alpha Estate fica lozalizada na Grécia

Sobre a Alpha Estate

Fundada em 1997 pelo experiente viticultor Makis Mavridis e o químico-enólogo Angelos Iatridis, que, após anos de experiência em vários locais da Grécia, escolheu a região de Amyndeon para criar o seu próprio vinho. Juntos criaram as condições necessárias para se chegar ao resultado almejado e vinhos extremamente elaborados.

O fator humano é fundamental e indispensável para a expressão de todos os elementos, graciosamente oferecidos pelo ecossistema singular do vinhedo Single Block (bloco único) privado de 120 hectares para a produção dos nossos vinhos. A principal característica está na “alma” das pessoas que contribuem diariamente para este sonho. O respeito à natureza, combinado à alta qualidade e às práticas de cultivo profundamente ecológicas e a tipicidade dos vinhos produzidos se tornam possíveis com a implementação de processos de viticultura e vinificação integrados e harmônicos, baseados nos mais modernos padrões internacionais.

O conhecimento profissional, a experiência e o trabalho em equipe durante todas as etapas de produção e promoção são as condições necessárias para o resultado desejado, vinhos com a força da marca Alpha Estate.

A casa possui rótulos ultra premium, super premium e premium. Por ser uma das mais importantes vinícolas da Grécia, produz os melhores vinhos com a uva Xinomavro, tanto tintos quanto rosés, inclusive o único vinho rosé PDO que a Grécia tem.

A região de Amyndeon devido ao clima especial do planalto, favorece a produção de vinhos de altíssima qualidade da vinícola grega. Muitos de seus rótulos são premiados e com reconhecimento internacional.

Vinhos de altíssima qualidade

Entre muitos prêmios e elogios, o vinho que tem se destacado recentemente é o Reserva Xinomavro Vieilles Vignes Single Block Barba Yannis de 2016, conquistando o primeiro lugar entre os 50 melhores vinhos para 2020. Esta é a primeira vez que qualquer vinho grego recebe tal distinção. O vinho possui altíssimas pontuações (94 + Robert Parkrs, 94 James Halliday, 91 Asia Palate. Jeannie Choo we MW), além das medalhas de ouro mundus vinis e medalha de ouro seleção, está na categoria Ultra Premium da vinícola.

De cor rubi escura brilhante, no nariz tem complexo com buquê típico de tomate seco, frutas pretas esfumadas, morangos, cerejas pretas, alcaçuz e especiarias. De corpo

inteiro, com rica profundidade de fruta, amoras, ameixas, notas herbáceas e carvalho no dorso. Taninos sólidos e aveludados e final de boca longo com aromas persistentes. 

Garrafas de vinho

A importadora Monte Dictis pensando justamente nessa data, presenteia com 10% de desconto nos rótulos da Alpha Estate celebrar a data.

Mais informações nos sites: http://alpha-estate.com/

https://shop.montedictis.com/?gclid=CjwKCAjw2vOLBhBPEiwAjEeK9scYd3QnR-1-ZdEvZTNaMi6MEISxMhYFxI35bHdzTPKEMVqb287guBoC8r8QAvD_BwE

Leia: Você sabe o que é “respiração do vinho”?

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.35

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Brasília ganha Vinícola a 50 minutos do Plano Piloto

O Distrito Federal entrou definitivamente para o cenário vitivinícola brasileiro. Isso porque no final de…

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…