Para iniciantes – Conheça a Pinot Noir e seus vinhos

Hoje vou falar sobre a Pinot Noir. Os vinhos feitos a partir desta uva estão entre meus prediletos, mas é bom saber que existem “Pinot Noirs” e “Pinot Noirs” (rsrsrs). É que essa casta é considerada bastante temperamental, pois exige condições perfeitamente corretas de cultivo e de vinificação para produzir um bom vinho.

Pinot Noir – uva bastante delicada e temperamental

Grand Crus

É uma uva internacional originária de Borgonha, na França, e produz vinhos bastante admirados (e caros!!!) em todo mundo como os Romanée Conti, Clos de Vougeot, Le Chambertin e outros Grands Crus. Um Pinot Noir possui taninos bem menos marcantes porque possui menos sementes e suas cascas são finas, razão pela qual também é um vinho mais claro que os demais. É também menos encorpado que um Cabernet Sauvignon. Possui sabores de frutas vermelhas e ervas quando jovens e quando envelhecidos, notas de cogumelos, couro, carnes de caça e, até mesmo, vegetais em decomposição (isso mesmo!!!!).

Romanée Conti está entre os vinhos mais admirados do mundo e é feito com a casta Pinot Noir

Esses aromas podem parecer desagradáveis para alguns consumidores. No entanto, os grandes conhecedores chegam a pagar fortunas por essas garrafas. Vale ressaltar que a Pinot Noir é também um dos componentes do champanhe. Nas últimas décadas tem sido plantada em diversas regiões do mundo. Estados Unidos e Nova Zelândia já possuem exemplares de excelente qualidade produzidos a partir desta uva.

E você, já experimentou um bom Pinot Noir?  

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…