Para Iniciantes: por que envelhecer o Vinho?

Vinhos envelhecidos
Vinhos Envelhecidos

Por que envelhecer vinho? Bom, muitos componentes do vinho vão suavizar com o tempo e trazer um equilíbrio harmonioso ao sabor da bebida. Os taninos, presentes em grandes quantidades no vinho tinto, podem trazer um sabor amargo e adstringente que com o tempo, ajudam a envelhecer o vinho. À medida que o vinho envelhece, esses taninos se precipitam, deixando um sabor mais elegante e agradável. Os ácidos também perdem um pouco de sua mordida, permitindo que a fruta saia mais. Eles também trazem mais complexidade ao sabor gerando um vinho mais complexo e equilibrado.

Quais vinhos devem ser envelhecidos?

Apae promove leilão de vinhos
Muitos vinhos franceses, italianos e espanhóis envelhecem bem

Existem certas orientações sobre os vinhos que devem envelhecer, mas são simplesmente diretrizes, não regras rígidas. Hoje, em dia,  maioria dos vinhos tintos (cerca de 90%) deve ser consumida imediatamente e não deve ser envelhecida. Com poucas exceções, os brancos não devem ser envelhecidos, pois eles têm uma quantidade menor de taninos e são justamente esses taninos presentes no vinho tinto que permitem que a bebida envelheça bem.

Muitos vinhos franceses, italianos e espanhóis devem envelhecer e amadurecer por vários anos. No entanto, também há exceções a essa regra. O melhor mesmo é se informar dentro de uma loja especializada em vinhos ou mesmo nas vinícolas sobre a recomendação de tempo de vida de cada vinho. Eles podem recomendar muitos vinhos de qualidade e informar o tempo aproximado que cada um pode envelhecer.

Como envelhecer o vinho?

Envelhecimento de vinho

O armazenamento adequado é essencial para um vinho envelhecer bem. Temperaturas mais baixas retardam o processo de envelhecimento, permitindo tempo para a complexidade do vinho se desenvolver. O vinho deve ser armazenado a uma temperatura constante de 10 a 15 graus celsius. Temperaturas flutuantes farão com que o vinho e a cortiça se expandam e se contraiam, afrouxando a cortiça e expondo o vinho ao oxigênio – algo que acelerá muito seu envelhecimento, podendo-o tornar defeituoso. Na verdade,  o vinho deve ser armazenado na horizontal  para que ele entre em contato com a cortiça, impedindo que ela seque. A área de armazenamento deve ser escura e ter bastante umidade para impedir que a cortiça seque, o que também poderá soltá-la e sujeitar o vinho à oxidação.

Depois de ter uma área de armazenamento adequada para o seu vinho, vá à sua loja de vinhos preferida e obtenha as recomendações sobre um bom vinho envelhecido. Compre uma caixa desse vinho e abra uma das garrafas quando chegar em casa e prove. Coloque o restante das garrafas em armazenamento e comece a abri-las após alguns anos e observe como os sabores e a complexidade do vinho mudaram. Uma nova garrafa de vinho pode ser boa, mas uma garrafa com idade adequada é ainda melhor.

Leia mais: Como começar a degustar vinhos

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…