Vinhos de uvas iguais, mas sabores distintos – entenda o porquê

Blog Vinho Tinto explica Terroir
O terroir interfere nas características essenciais do vinho

Você já parou para pensar a razão pela qual os vinhos possuem sabores e aromas distintos, mesmo quando são da mesma uva e da mesma safra? O grande responsável por isso é o terroir (pronuncia-se terroar), uma palavra bastante falada e ouvida no mundo do vinho e que traduz uma ideia extremamente complexa de que o estilo de um vinho é o reflexo de sua origem. É, por isso, por exemplo que no Velho Mundo (relembre aqui) mantém-se a tradição de indicar nos rótulos o local onde as uvas são produzidas e não o nome das suas castas.

Blog Vinho Tinto e terroir
Em locais mais ensolarados as uvas perdem a acidez mais rapidamente

O enólogo chileno Patricio Tapia tem uma explicação muito legal para a palavra  terroir –  segundo ele, é um termo cunhado na França e que faz referência ao caráter do vinho ligado ao lugar onde crescem suas uvas. Para ele, clima, solo, topografia e seres humanos são os principais agentes no terroir. Isso explica porque a mesma casta (tipo) de uva pode produzir vinhos muito diferentes, dependendo da região em que é cultivada. Uvas de locais mais ensolarados, por exemplo, amadurecem e perdem a acidez mais rapidamente do que o mesmo tipo de uva produzido em locais frios; vinhas cultivadas em altitudes mais altas também são responsáveis pela produção de uvas mais adstringentes do que aquelas cultivadas em baixas altitudes.

Uva e terroir
Toda influência geográfica e climática está atrelada ao conceito de terroir

Enfim, solo, clima, altitude, ventos, drenagem, incidência solar – toda essa influência geográfica e climática está atrelada ao conceito de terroir. O trabalho que o produtor realiza imprimindo ao vinho características, personalidade e tradição também integra o conceito.

terroir2

Entendeu, agora, porque os vinhos podem apresentar cores, aromas e sabores tão diferenciados mesmo sendo provenientes da mesma casta e até do mesmo país? O barato de apreciar o vinho é justamente este – saber que cada garrafa (de terroirs distintos, claro!) vai revelar uma bebida diferente. Saúde!!!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…