Bolo feito com vinho: duas receitas apetitosas para preparar

Para um bom apreciador desta bebida, uma taça de vinho não pode faltar em suas refeições, seja para acompanhar os pratos preferidos ou até mesmo adicionado ao preparo deles – por mais inusitada que pareça a receita. Hoje vamos mostrar como incluir o vinho em uma sobremesa simples, mas que todos amam: bolo. Que tal incrementar aquele bolo de cenoura fofinho do café da tarde com uma calda de vinho e frutas vermelhas? Ou começar o dia de forma doce com uma mistura de chocolate com vinho no café da manhã? E não se preocupe se estiver muito cedo para bebida alcoólica, pois vinho como ingrediente vai bem em qualquer horário!

Bolo de cenoura fofinho com calda de vinho do porto

Que tal um bolo de cenoura com calda de vinho do Porto? Emilie Hardman | Flickr
Que tal um bolo de cenoura com calda de vinho do Porto? Emilie Hardman | Flickr

Para a base você pode fazer sua própria receita de bolo de cenoura ou seguir a nossa sugestão de massa que fica bem macia e é prática de fazer. Para isso vai precisar de uma cenoura sem casca e picada, 1 ovo, 100 ml de leite, 200g de farinha de trigo, 100g de açúcar e 15g de fermento químico. Bata todos os ingredientes no liquidificador – exceto o fermento, que deve ser misturado no final levemente com uma colher. Você pode dividir a massa em forminhas de cupcake ou em uma assadeira pequena de bolo e levar ao forno por 15 minutos a 170 graus, até que forme uma casca firme e doure por fora.

Para fazer a calda, derreta 70g de açúcar em fogo baixo até ficar ligeiramente marrom, como se fosse um caramelo. Quando chegar neste ponto, adicione 200ml de vinho do porto e reduza. Por fim, coloque as frutas vermelhas de sua preferência – uma boa pedida é a amora! Mexa bem e bata no mixer ou liquidificador, mas se quiser deixar pedaços maiores de fruta, apenas amasse levemente com uma colher.

Se quiser incrementar ainda mais seu bolo de cenoura fofinho, uma ideia de cobertura é misturar mascarpone e pistache, cujo sabor salgado cai bem com a doçura do vinho e maciez da massa. Basta colocar 100ml de creme de leite na batedeira até formar picos, daí adicionar 200g de mascarpone e 30g de açúcar até ficar bem lisinho.

Bolo feito com vinho tinto e com chocolate

E esse bolo de vinho tinto?
E esse bolo feito com vinho tinto e com chocolate? Alexandra E Rust | Flickr

Se você é fã de vinho tinto, vai adorar esta receita em que ele vai não apenas na calda, mas também na massa! Para fazer o bolo, bata 240g de manteiga picada em cubos e à temperatura ambiente com a mesma quantidade de açúcar até obter uma consistência lisa. Vá adicionando 4 ovos aos poucos até formar uma massa homogênea e acrescente 300ml de vinho tinto. Sempre utilize um vinho bom nas suas receitas, pois a qualidade do prato está diretamente ligada à do vinho, então se atente para selecionar um bom e de que gosta.

Voltando à massa, junte também 240g de farinha de trigo peneirada e bata até obter uma textura lisa. Por fim, adicione 2 colheres de sopa de cacau em pó, 130g de chocolate meio amargo ralado e especiarias, como uma pitada de noz-moscada ou canela em pó, mexendo tudo à mão. Não se esqueça do fermento em pó, colocando sempre por último e mexendo levemente. Asse em uma forma média por aproximadamente uma hora a 170-180 graus.

Para fazer a calda misture em fogo médio 100ml de água com 60g de açúcar até perder a consistência líquida. Desligue o fogo e coloque mais 250ml de vinho tinto, mexendo até ficar homogêneo. Depois é só esperar a calda esfriar um pouco, jogar sobre o bolo ainda quente, enfeitar com frutas vermelhas e se deliciar!

 

 

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…