.
Sommelier Bernardo

Quem frequenta o Piantas Bistrô, na 403 Sul em Brasília, já deve ter tido o privilégio de ter sido servido por um dos mais renomados sommeliers da cidade: o “Bernardo do Piantas” – como a maioria dos amigos e clientes o conhecem!

A naturalidade com que presta o serviço provavelmente se deve a sua experiência familiar, pois teve contato com o mundo do vinho desde cedo acompanhando os passos de Olney Bernardo (Ney) , seu pai, que por 37 anos foi maître do tradicional restaurante Piantella.

Sommelier Bernardo do Piantas Bistrô

Com mais de 12 anos de experiência na área de restaurante, considera que tem muito a aprender ainda. Trabalhou como cumin no Piantella até surgir a oportunidade de trabalhar na Expand (atual Piantas) em 2007, quando houve a proposta de se tornar sommelier. Usou seu tempo livre para estudar vinhos, o que o levou a fazer seu primeiro curso profissional sobre o assunto na ABS – Brasília (Associação Brasileira de Sommelier).

Um desafio bom, que eu gosto, é de tentar mudar o vinho de alguns clientes que sempre ficam no mesmo, perdendo a oportunidade de conhecer novos vinhos e uvas desse amplo mundo ou que nunca querem brancos ou rosés porque não consideram vinhos. E quando eu consigo convencê-los e os vejo chegando na semana seguinte e pedindo um desses rótulos sugeridos por mim, considero que o desafio foi cumprido. Mas é um trabalho de formiguinha“, revela Bernardo.

Jorge Lucki e Sommelier Bernardo
Jorge Lucki, um dos mais renomados especialistas em vinho do País, e o sommelier Bernardo

A partir daí os estudos e as responsabilidades só aumentaram. Além de diversas viagens para vinícolas dentro e fora do Brasil, sua formação teve continuidade com a obtenção das certificações ISG – International Sommelier Guild Nível 1 e 2 e WSET – Wine & Sprit Education Trust Nível 1 e 2. Além disso, é embaixador avançado na academia de vinhos de Portugal.

Vinícola Luiz Argenta

Em 2015, recebeu o convite para ser o sommelier do Piantas, função ocupada até hoje. Ama trabalhar na casa, onde se sente bastante acolhido e que, recentemente, conquistou o prêmio Encontro Gastrô 2019 como melhor Bistrô de Brasília, sem dúvidas, graças também à sua atuação e de toda a equipe do Piantas.

Adoro fazer jantares harmonizados, os wine dinners. Dentre vários que o Piantas já realizou, destaco o do Marcelo Pelleriti e do Pascal Marty, dois enólogos super renomados e reconhecidos mundo afora. Eles ficaram surpresos e admirados com a casa, o serviço e principalmente a harmonização com seus tops vinhos. Pascal até autografou uma garrafa de Clos De Fa, que ainda não tive coragem de abrir.

Gota a Gota

Naturalidade – Brasília 

Idade – 34

Pessoas especiais – Esposa e minha família

Vinho inesquecível  – The Work Of Time 2001 Sul Africano

Vinho do dia a dia – Vinho 

Sonhos – Montar meu próprio restaurante

Hobbies – Cozinhar

Livros – Atlas Mundial do Vinho

Ídolo do mundo Enogastronômico – Meu pai

Talento (além de ser sommelier) – Cozinhar

Viagem marcante – Mendoza/Argentina

Cidade do coração – Brasília

Mania – Beber vinho

Recado para os amigos do vinho:

No que se refere a vinho, sempre recomendo que se joguem fora tabelas de safras e manuais, investindo num saca-rolhas. Vinho se conhece mesmo é bebendo!

Comentários

comentários

Close