Sommelier de Destaque do mês de março: Leonildo Santana (Dom Francisco Asbac)

Leonildo Santana: Sommelier Destaque do mês de Março do Blog Vinho Tinto: competência, humildade e discrição!
Leonildo Santana: Sommelier Destaque do mês do Blog Vinho Tinto

A partir de hoje, será publicada mensalmente a coluna “Sommelier de Destaque”, que tem por objetivo apresentar os profissionais do vinho que trabalham em restaurantes, montam cartas de vinho e/ou lecionam na área e, que merecem realce, por serem diferenciados. Neste primeiro texto, o Blog Vinho Tinto escolheu, como Destaque, o sommelier Leonildo Santana, do restaurante Dom Francisco – Asbac (Brasília-DF), em razão de seu profissionalismo, competência, humildade e discrição – atributos especiais que o fazem brilhar na respectiva área de atuação.

Sommelier Leonildo Santana: competência, humildade e discrição o distinguem na área de atuação

Leonildo Santana ingressou no mundo do vinho há quase 20 anos, como garçom. Hoje é sommelier de um dos mais renomados e tradicionais restaurantes de Brasília, o Dom Francisco Asbac, que também possui uma das melhores e mais variadas cartas de vinho do Brasil. Santana, como é conhecido entre os colegas e clientes, explica que sempre aliou a prática à teoria para aprender o ofício.  “Atuando no dia a dia no serviço do vinho e buscando respaldo mediante cursos e literatura adequada,  me aperfeiçoei como sommelier e, até hoje, uso essa fórmula para me manter atualizado”, explica.

Leonildo Santana é um dos poucos sommeliers de Brasília a conquistar o bottom verde-amarelo concedido pela Associação Brasileira de Sommeliers
Leonildo Santana é um dos poucos sommeliers de Brasília a conquistar o bottom verde-amarelo concedido pela Associação Brasileira de Sommeliers

Em seu currículo traz os cursos Wine and Spirits Education Trust (WSET) 1 e 2, International Sommelier Guild (ISG) I e II, Fisar, Sommelier Profissional ABS-DF, entre outros. É um dos poucos sommeliers de Brasília a possuir o bottom verde e amarelo, concedido pela ABS, após rigorosa seleção teórica e prática, que o identifica com distinção para o mercado.

Santana também tem paixão pela cozinha. Na foto, com os colegas do curso de Gastronomia.

Além do vinho, Santana nutre ainda uma intensa paixão pela cozinha e, por isso, graduou-se recentemente, em Gastronomia (além disso, possui formação superior em Direito). Para Santana, a vida de sommelier é tranquila, mas para que isso aconteça é necessário que haja conexão entre os garçons e a cozinha.

Quando questionado sobre o que mais o atrai na profissão ele afirma que é sentir a satisfação do cliente ao apreciar uma de suas sugestões! 🙂

Leonildo Santana ladeado por Carlos Paviani, do Ibravin, e Etiene Carvalho do Blog Vinho Tinto em premiação realizada em São Paula pela revista Mesa
Leonildo Santana ladeado por Carlos Paviani, do Ibravin, e Etiene Carvalho do Blog Vinho Tinto em premiação realizada na Expovinis, em São Paulo, pela revista Prazeres da Mesa em 2014.

No quesito “satisfação profissional”, Santana lembra que se sente muito confortável em trabalhar no Dom Francisco Asbac devido à familiaridade que tem com a adega do restaurante. Também lembra que um dos trabalhos que mais o deixou feliz em sua área de atuação foi ter tido a oportunidade de participar da elaboração da premiada carta de vinhos do Dom Francisco – Asbac, com cerca de 1400 rótulos e aproximadamente 25 países.

Gota a Gota

O Sommelier Leonildo Santana na adega do Restaurante Dom Francisco, em Brasília-DF
O Sommelier Leonildo Santana na adega do Restaurante Dom Francisco, em Brasília-DF

Naturalidade – Nova Cantu- Paraná
Idade – 55 anos

Pessoas especiais – Francisco Ansiliero e Antônio Duarte

Vinho inesquecível – “Mille Uma Notte”, Donnafugata

Vinho do dia a dia – Vinho

Sonhos – Continuar trabalhando no mundo do vinho
Hobbies – Cozinhar

Livro – Atlas do Vinho

Ídolo do mundo Enogastronômico – Francisco Ansiliero

Talento (além de sommelier) – Cozinhar

Viagem Marcante – França em 2014 (regiões da Aquitânia – Bordeaux – Languedoc, Provence e Rhône); Chile em 2018 (Vale do Elqui, Vale Central e Vale do Curicó) e a que está fazendo no momento, Austrália.

Cidade do Coração – Brasília

Mania – Beber Vinho

Gastronomia Predileta (prato preferido) – Cassoulet

Recado para os amigos do vinho – “Bebam o vinho com a devida atenção”

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…