Sommelier de Destaque do Mês: Maico Douglas (Rubaiyat Brasília)

O sommelier de Destaque deste mês é Maico Douglas, do restaurante Rubaiyat Brasília. Ele tem apenas 28 anos, oito de experiência no mundo do vinho e muita, muita vontade de aprender sempre mais. Discreto e atencioso, ele começou sua carreira em 2011, quando foi aberta uma nova unidade do Rubaiyat na famosa rua Amauri em São Paulo. Após se destacar no ofício, recebeu a promoção de se tornar Sommelier e comandar a adega do Rubaiyat Brasília, tarefa que cumpre com maestria até os dias de hoje.

Quando recorda dos primeiro ensinamentos na área do vinho, lembra o sommelier Gilmar Fernandes (ex-Rubayat Faria Lima e atual sommelier da Vinci) com quem muito aprendeu, principalmente na prática. A teoria, inicialmente, foi conseguida com muitas horas de estudos ao longo do curso profissionalizante de sommelier oferecido pela ABS-SP, com duração de dois anos. Hoje, mantém-se atualizado estudando sozinho, participando de cursos temáticos (como “Vinhos Verdes” e “Rioja”), eventos e de degustações com amigos e produtores de vinho. E, sempre que possível, divide seus conhecimentos ministrando palestras para enófilos, treinando funcionários de restaurantes e bares de vinhos ou conduzindo jantares harmonizados para empresas.

Já visitou diversas vinícolas no Chile, Argentina e Espanha, e tem como sonho conhecer o maior número de países vitivinícolas possível.

Maico ama sua profissão e diz que o melhor de tudo é o reconhecimento, mesmo que indireto, de seu trabalho. “Quando recebo convite para fazer trabalhos externos, percebo a satisfação do cliente com meu trabalho e, para mim, no campo profissional,  não existe sensação melhor que esta!”

Melhor Carta de vinhos pela revista Encontro Gastrô (2014);  Melhor Adega Brasilia Show Gastronomia 2016/2017; Melhores do Vinho Grande Prêmio de Excelência pela Prazeres da Mesa (2017), são os prêmios concedidos ao restaurante Rubaiyat Brasília, tendo Maico Douglas à frente da adega. “É uma imensa alegria estar vinculado a esses prêmios que, na verdade, envolve não só a minha pessoa, mas sim o trabalho de toda uma equipe” resume o sommelier.

Gota a Gota

Naturalidade – Domingos Mourão – Piauí.
Idade – 28 anos

Pessoas especiais – Minha Família.

Vinho inesquecível  – Marques de Riscal 1956.

Vinho do dia a dia – Vinhos bem elaborados.

Sonho  – Conhecer mais países produtores de vinhos.
Hobbies – Vinhos, Taças e decanters.

Livros – Vinhos do mundo todo (Jorge Zahar); 1001 vinhos para beber antes de morrer (Neil Beckett / Hugh Johnson); A Bíblia do vinho (Karen Macneil).

Ídolo do mundo Enogastronômico – Belarmino Fernández Iglesias (fundador do grupo Rubaiyat).

Um Talento – Gosto de grelhar carnes e fazer drinks, além de ser sommelier também!!!
Viagem marcante – Espanha (2015), onde visitei as regiões, Rioja, Ribeira del Duero, Toro, La Mancha e Castilla y Leon.

Cidade do coração – Brasília .

Mania – Degustar vinhos.

Gastronomia predileta (prato preferido) – Assados e grelhadas.

Recado para os amigos do vinho – Nunca se deixe levar pela zona de conforto em achar que sabe tudo de vinhos. Esse é um vasto mundo que merece ser explorado todos os dias!

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…