Para iniciantes: Como o vinho é feito?

Vinho

Você sabia que há séculos o vinho é produzido a partir de apenas dois ingredientes simples: levedura e uva?

Produção do Vinho

A levedura é o ingrediente mágico que transforma o sumo das uvas (mosto) em vinho (essas leveduras são organismos unicelulares, que pertencem ao reino dos fungos, dentro do qual os mofos também fazem parte). Existem inúmeras linhagens de leveduras e os tipos usados ​​para fazer vinho foram cultivados apenas para esse fim. De qualquer forma, trata-se de um organismo vivo que se alimenta de açúcares do sumo de uva em um processo chamado fermentação. Praticamente qualquer fruta pode ser fermentada, mas pela lei só aquela decorrente da uva pode ser chamada “vinho”. Isso quer dizer que, quando você comprar um “vinho de jabuticaba”, na verdade, estará comprando um fermentado de jabuticabas e não um vinho, certo?

Parte do processo de vinificação
Parte do processo de produção do vinho

Durante a fermentação, os esporos de levedura se reproduzem exponencialmente até que todos os açúcares fermentáveis ​​sejam consumidos. Durante este processo de fermentação, os açúcares são convertidos em álcool e dióxido de carbono.

Uma vez consumidos todos os açúcares fermentáveis, a levedura cai no fundo do recipiente e, então, o vinho é removido do local, deixando a levedura morta, e é transferido para outro recipiente para amadurecer enquanto aguarda o engarrafamento. Vale lembrar que a levedura também confere um sabor ao vinho acabado, dependendo de vários fatores, como a variedade de levedura utilizada, a temperatura durante a fermentação, o tempo de permanência em contato com as leveduras mortas  e outros fatores.

Aqui, obviamente, simplifiquei todo o processo para um entendimento geral, certo?

Como o vinho ganha sua cor?

Mosto de uva
Mosto de uva

Você provavelmente sabe que existem uvas tintas e brancas e que essas são usadas para produzirem vinhos diferentes. O que você talvez não saiba é que quase todo sumo de uva (mesmo das uvas tintas) é basicamente incolor.

A maneira como um vinho adquire sua cor é deixando as cascas de molho nesse sumo durante a fermentação. Você pode realmente fazer vinho branco a partir de uvas tintas, basta não deixar suas peles ficarem em contato com o suco em fermentação. O champanhe é um dos exemplos mais famosos, de modo geral, é feito a partir de duas uvas tintas: Pinot Noir e Pinot Meunier  e de uma uva branca: a Chardonnay.

Se as peles forem deixadas no vinho por um curto período de tempo, um rosé  será feito. Se elas forem deixados por um longo período de tempo, o resultado será um vinho tinto escuro.

O que dá a cada vinho seu sabor?

Embora existam muito poucos ingredientes, há muitas coisas que influenciam o sabor do vinho. Primeiro de tudo, existem muitas variedades de uvas. Cada casta produzirá sabores, aromas e até texturas diferentes. Além disso, o solo e o clima em que as uvas são cultivadas afetam drasticamente essas variáveis.

Roda de Aromas
Roda de Aromas

Não só isso, mas o fabricante de vinho pode controlar várias coisas pela técnica, temperatura e levedura usada durante a fermentação. Outras variáveis, como fermentação ou armazenamento em barricas de carvalho, também afetam o sabor.

Portanto, não tenha medo de se aventurar no mundo do vinho, com todos esses fatores considerados, mesmo o bebedor de vinho mais ávido jamais seria capaz de experimentar todas as diferentes variedades de vinho no mercado hoje. Que comece a caça ao tesouro!

O que é tanino?

O tanino é uma substância do vinho que causa uma sensação firme e de secagem na boca. É extraído das peles, sementes e caules das uvas. Os vinhos tintos por terem contato com a casca durante sua formação possuem mais tanino que os brancos. Os vinhos brancos, no entanto, receberão um grau maior de tanino quando fermentarem ou envelhecerem em barris de carvalho. Para saber mais sobre o tanino clique aqui.

Sulfitos e Produção do Vinho

Sulfito ou dióxido de enxofre é um composto que ocorre naturalmente durante o processo de fermentação. Às vezes, o produtor de vinho adiciona um pouco mais de sulfito durante a produção da bebida por conta das qualidades antibacterianas e preservativas que ele tem. De modo geral, os vinhos brancos têm mais sulfitos do que os tintos, porque precisam de mais proteção.

Contém Sulfitos
Contém Sulfitos

Quase todos os vinhos fabricados no mundo tem  a expressão “Contém sulfitos” no rótulo. Isso ocorre porque uma porcentagem muito pequena de pacientes com asma pode ser extremamente sensível a esse componente. Vale destacar também que hoje em dia existe o movimento dos vinhos naturais que não adiciona sulfito algum ao vinho produzido, usando apenas aquele produzido de forma natural durante a fermentação.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…