Você sabe o que é “respiração do vinho”?

Vinho no decanter

Todo mundo já escutou por aí que não se deve consumir um vinho imediatamente após abri-lo. Mesmo que você não seja um especialista em enologia. A maior parte das pessoas que consomem vinho, sabem que antes de consumida é preciso expor a bebida ao ar, processo que se convencionou chamar de “respiração do vinho”.

Mas o que é esse processo e como ele atua em um vinho? Todos os vinhos precisam “respirar” antes de serem consumidos? Como fazer um vinho “respirar” de maneira adequada? 

Como funciona a “respiração do vinho”?

O que é a “respiração do vinho”?

O oxigênio tem um papel superimportante durante as etapas de produção, envelhecimento e armazenamento de vinhos. O contato desse elemento com a bebida provoca reações químicas capazes de alterar seus aromas, sabores e texturas.

E se engana quem pensa que a relação do vinho com o oxigênio acaba com o engarrafamento da bebida. Quando uma garrafa é aberta e o vinho entra em contato com o ar, reações de oxidação ocorrem. Essa oxidação, também chamada de respiração do vinho, é capaz de alterar suas características.

Vinhos recém abertos precisam “respirar”

Como um vinho “respira”?

Quando o oxigênio entra em contato com um vinho recém-aberto, duas coisas ocorrem: a evaporação do álcool contido na bebida (geralmente em quantidades insignificantes) e reações de oxidação (interação entre os elementos contidos no vinho e o oxigênio).

Os processos de oxidação são capazes de liberar compostos aromáticos voláteis, alterando o sabor e o aroma do vinho. O tempo que essas reações levam para ocorrer varia de vinho para vinho. Em bebidas jovens, por exemplo, o processo de respiração dura entre 20 e 30 minutos.

Maneira correta de consumir um vinho

Todos os vinhos devem “respirar” antes de serem consumidos?

Apesar de toda a pompa e circunstância que a respiração de um vinho envolve, saiba que não são todos os tipos que melhoram com esse processo. É possível, inclusive, “matar” um vinho ao deixá-lo respirar.

O processo de respiração é recomendado para vinhos jovens, encorpados e que possuem altos níveis de taninos. Nesses casos, o processo de respiração suaviza os taninos e permite que os demais sabores e aromas da bebida possam expressar-se com mais propriedade.

Por outro lado, vinhos antigos, envelhecidos por décadas, têm uma estrutura mais frágil e fazê-los respirar, mesmo que seja por alguns minutos, pode pôr tudo a perder. Da mesma forma, a respiração de vinhos leves e de sabor delicado, como brancos, rosés ou espumantes, não é indicada. Isso porque a introdução de oxigênio nesse tipo de vinho pode dissipar exageradamente os já suaves sabores, além de reduzir a carbonatação dos espumantes.

Servindo um vinho da maneira correta

Existem ferramentas que auxiliam esse processo?

É essencial ter em mente que para fazer um vinho respirar não basta abrir a garrafa. O montante de oxigênio capaz de entrar pela abertura é mínimo. E como ela está cheia, uma quantidade ínfima de líquido entrará em contato com o ar.

Assim, para realmente fazer com que um vinho “respire”, o melhor é colocá-lo em uma taça. Quanto maior a quantidade de líquido que entra em contato com o ar, melhor.

Leia: Vinhos da Safra 2021 são os mais degustados de todos os tempos

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…