Chardonnay feito no Brasil é premiado em Concurso promovido na Borgonha

Chardonnay brasileiro ganha medalha de prata na França
Chardonnay brasileiro ganha medalha de prata na França

Fico muito feliz em poder noticiar mais esse importante prêmio obtido pelo Grupo Miolo. Desta fez, quem fez bonito lá fora foi o branco Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay. O vinho obteve a medalha de prata no 29º Concurs Chardonnay du Monde, realizado de 9 a 11 de março, nada mais nada menos que na Borgonha, na França. Participaram do certame 546 amostras de 32 países, que foram avaliadas por um júri internacional altamente qualificado.

O Cuveé Giuseppe Chardonnay é um super-premium da ‘Safra das Safras’ – Ano 2020 e exibe a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV). Ele carrega o nome do patriarca da família numa homenagem ao imigrante italiano Giuseppe Miolo, que chegou no Vale dos Vinhedos em 1897, onde hoje está instalada a empresa.

Fermentado e amadurecido em barricas de carvalho francês, o vinho foi elaborado com uvas Chardonnay cultivadas nos vinhedos próprios da Família Miolo no Vale dos Vinhedos e traz a expressão da única região do país com Denominação de Origem de vinhos. Exemplar da casta branca emblemática da região, evidencia a identidade desta casta no terroir, ou seja, a procedência com origem comprovada.

O vinho é vendido em média por R$110,00.

Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay DOVV Safra 2020

Límpido, traz linda tonalidade de cor, indo do amarelo-esverdeado ao palha. Marcante intensidade aromática, harmonizando bem as notas de frutas como pêssego, pera, damasco, abacaxi em calda com as notas do carvalho e também de mel.  Apresenta intensa cremosidade, acompanhada de bom volume em boca, acidez equilibrada e retrogosto prolongado. Melhor degustá-lo com temperatura entre 10ºC e 12ºC.

Ideal como aperitivo, pode acompanhar saladas, carnes brancas, massas com molhos vermelhos ou brancos, pizzas cárneas, queijos de massa mole e pratos elaborados da culinária amazonense, caiçara e outras regiões litorâneas brasileiras.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…