Syrah brasileiro da Miolo é premiado na França

Miolo Reserva Syrah 2019 é elaborado com uvas do Vale do São Francisco e cruzou o Oceano Atlântico para participar do 14º Syrah du Monde 2020, no norte do Vale do Ródano, na França. Há cinco meses no mercado, o vinho voltou para o Brasil com Medalha de Prata, sendo o único Syrah brasileiro a ser premiado no concurso.

Miolo Reserva Syrah
Miolo Reserva Syrah

Elaborado a partir de uvas cultivadas nos vinhedos próprios no Vale do São Francisco, Bahia, este vinho apresenta coloração violácea profunda. Seus aromas lembram frutas vermelhas maduras como ameixa. Sua complexidade ganha nuances de defumado e especiarias, principalmente pimenta preta. Redondo, com tanino persistente e baixa acidez, é um vinho de média estrutura e intensa presença em boca. Ideal ser degustado com temperatura entre 16ºC e 18ºC.

O Syrah du Monde reuniu 307 amostras de 27 países, que foram avaliadas por um júri internacional – 55% fora da França – que degustou às cegas, seguindo normas internacionais. Único no mundo com exclusividade para esta variedade de uva, teve como sede o Castelo Ampuis, uma das joias do Renascimento, rodeado por videiras no coração da denominação Côte-Rôtie.

Castelo Ampuis

O Miolo Reserva Syrah, assim como os demais rótulos do portfólio da empresa, é 100% vegano, ou seja, livre de agentes de origem animal. O contrarrótulo do vinho exibe o Selo da The Vegan Society, reconhecida pela International Vegetarian Organization. O vinho também não contém proteínas de origem vegetal derivadas do trigo, centeio, aveia, amendoim, soja e outras oleaginosas, nem de látex. Assim, é livre de alergênicos, cumprindo a legislação brasileira, segundo a Anvisa.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…