Conheça a uva Verdejo e o vinho espanhol Real Companía de Vinos feito com essa uva

Você conhece a uva Verdejo? Pois é, hoje eu vou falar um pouco dela e também do vinho Real Companía de Vinos, produzido na Espanha a partir dessa uva branca.

Sobre a Uva

Uma das maiores dúvidas sobre a Verdejo é relativa à sua procedência. Há quem diga que ela é nativa do norte da África e levada para a Europa no século XI, mas há aqueles que acreditam e afirmam categoricamente que a Verdejo é uma uva espanhola, da região de Rueda, em Castilla e León, local em que é a cepa mais cultivada.

Uma curiosidade bem importante sobre essa uva é que em Rueda todos os vinhos brancos devem conter ao menos 50% de Verdejo em sua composição. Já aquelas intitulados Verdejo no rótulo são compostos de ao menos 85%.

A Verdejo é uma uva que produz vinhos frescos, elegantes e frutados, com caráter herbáceo e cítrico. Às vezes possui toques minerais. No geral possui alto teor alcoólico e boa acidez. A maior parte dos exemplares produzidos com Verdejo deve ser consumido jovem, embora haja algumas exceções.

Além de ser encontrada na Espanha, a Verdejo também é muito plantada na Califórnia e na Austrália.

Sobre o Vinho

 

O vinho Verdejo da Real Companía de Vinos é trazido para o Brasil pela importadora Winebrands e custa, aproximadamente, R$56,00. Um excelente preço para um vinho branco tão interessante como este. No nariz ele apresenta pera, abacaxi e até um pouco de banana. Na boca, a presença do abacaxi é mais marcante, embora, mostre também notas herbáceas. A persistência é média e a acidez também. O interessante foi que degustei esse vinho com um prato super especial e que ornou super bem com o vinho: um macarrão Nero di Sepia com camarões e molho pesto. Diferente, né? Mas, ficou excelente com esse Verdejo da Real Companía de Vinos. Recomendo!!!

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Santa Colina Brut Rosé estreia com Ouro na ‘terra do champagne’

Uma das mais prestigiadas e tradicionais competições de vinhos do mundo acaba de honrar o…

Temporada inédita de Le Cordon Bleu chega ao Sabor & Arte

A parceria entre o programa Sabor & Arte e Le Cordon Bleu continua a se…

Brasil abre 2024 com 16 medalhas na França

O Brasil iniciou o ano de 2024 com uma impressionante conquista de 16 medalhas na…

Noru Sushi realiza a primeira cerimônia Kaitai da cidade

O renomado restaurante Noru Sushi, um dos ícones da culinária oriental na cidade, está preparando…