Dia Mundial do Veganismo com vinhos veganos da Miolo

O Brasil chegou a 2020 com quase 30 milhões de vegetarianos, segundo dados do Ibope, sendo sete milhões veganos!! Este número duplicou nos últimos anos e a tendência é só crescer. O movimento, que ganhou até uma data internacional em 1º de novembro, reflete a mudança no comportamento de consumo das pessoas, sempre preocupadas com a saúde, o meio ambiente, os animais. E, claro, isso influencia no mundo dos enófilos que a cada dia mais procuram por vinhos veganos.

A Miolo Wine Group, atenta ao mercado consumidor, há alguns anos tem 100% de sua produção de vinhos e espumantes vegana, ou seja, isenta de agentes de origem animal. Isso é ótimo, né?

O selo vegano nos “vinhos veganos”

Com registro na mais antiga organização vegana do mundo, a Miolo exibe no contrarrótulo de seus produtos o Selo da The Vegan Society, reconhecida International Vegetarian Organization. Isto significa que todos os vinhos e espumantes são livres de componentes de origem animal utilizados de forma comum nos vinhos no mundo todo. Parece esquisito, mas muitas pessoas não sabem que a maioria dos vinhos no mundo possuem agentes de origem animal. O exemplo clássico é o uso da albumina (clara de ovo), caseína (proteína do leite) ou gelatina (origem bovina ou suína), utilizados para clarificação do vinho. Na Miolo, este processo é feito com agentes de origem mineral, garantindo o consumo seguro para quem opta pelo estilo de vida vegano.

Selo dos Vinhos Veganos

Além disso, a Miolo também faz os produtos livres de alergênicos, cumprindo a legislação brasileira, segundo a Anvisa (18 substâncias- veja abaixo). “Optamos pela elaboração de produtos com as tendências de consumo atuais, onde as pessoas procuram cada vez mais produtos livres de derivados de origem animal ou alergênicos, já que é crescente o número de pessoas com restrições alimentares” explica o enólogo Adriano Miolo, Diretor Superintendente da empresa.

Miolo Reserva Syrah – um dos vinhos veganos da Miolo

A estimativa do Ibope é de que o número de adeptos ao veganismo cresça cerca de 40% ao ano. É uma mudança irreversível intimamente ligada à qualidade de vida e para os mais novos é um caminho natural ligado à consciência social e ambiental. É importante falar sobre isso, né?

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.35

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Brasília ganha Vinícola a 50 minutos do Plano Piloto

O Distrito Federal entrou definitivamente para o cenário vitivinícola brasileiro. Isso porque no final de…

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…