Um excelente Sangiovese Californiano

IMG_2554

A Kuleto é uma vinícola californiana conhecida por produzir excelentes vinhos. Quando estava pela Califórnia, tive a oportunidade de conhecer de perto o local, que diga-se de passagem, é maravilhoso! Bebi ótimos vinhos por lá (relembre aqui). Na ocasião, adquiri um vinho da uva Sangiovese que não estava incluído na degustação – comprei mais por curiosidade do que por acreditar que o vinho fosse realmente bom.

IMG_6151

Já no Brasil, levei o vinho para degustar com os amigos de uma das Confrarias que participo – a Confraria Terroir – e vou confessar uma coisa: dentre todos os californianos degustados na noite, dentre os quais um Zinfandel do Chateau Montelena, um Cabernet  Sauvignon da William Hills e um Pinot da Kendal Jackson, o destaque foi mesmo o inusitado Sangiovese da Kuleto.

IMG_6175

Notas – Excelente acidez, boa complexidade e ótima persistência. Comparado aos bons Chiantis faz muuuuito bonito. Particularmente, o fato de ter mais corpo do que os tradicionais toscanos, até me atrai muito e o torna ainda mais especial que muitos Chiantis, inclusive os clássicos. O vinho da Kuleto também se mostrou intenso e muito aromático (frutas negras e toques de baunilha) e com os taninos ainda jovens, o que me levou, inclusive, a concluir que praticamos um infanticídio na noite – talvez esse vinho fosse melhor aproveitado se tivesse sido aberto daqui, pelo menos, mais cinco anos. De toda forma, estava maravilhoso. Agora, vou ter que adquirir outra garrafa para abrir em 2020 (rsrsrsrs).

Infelizmente, ele não é comercializado no Brasil. A Smart Buy wines vende alguns ótimos vinhos da Kuleto, mas não o Sangiovese. De toda forma, fica a dica de boa compra na “Terra do Tio Sam”. Por lá, ele custa US$40 na vinícola.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…