Miolo Lote 43 Safra 2020 já está à venda

Miolo Lote 43 Safra 2020
Miolo Lote 43 Safra 2020

Desde seu lançamento, em 1999, foram apenas oito lotes do grande ícone Miolo Lote 43, todos provenientes de safras excepcionais. A nona edição chega ao mercado agora revelando a excelência da Safra 2020, a Safra das Safras. O vinho está disponível na loja virtual (www.loja.miolo.com.br) ou pelo tele vendas 0800 970 4165 e nas principais lojas especializadas do Brasil.

O Miolo Lote 43 é o sexto vinho da Coleção dos Sete Lendários – The 2020’s Seven Legendaries of Miolo. Elaborado a partir das uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, cultivadas no Vale dos Vinhedos e selecionadas manualmente, este vinho é um corte harmônico feito pelo enólogo da família, Adriano Miolo. Com alto poder de guarda, também carrega o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV), além de ser vegano. Sua tiragem é de 80 mil garrafas.

Criado para homenagear o patriarca da família, o Miolo Lote 43 se tornou emblemático. Sua consistência na qualidade e entrega da única região com Denominação de Origem de vinhos do Brasil tem forte e direta representatividade para o vinho nacional. Toda safra de alta qualidade no Vale entrega este vinho. Tanto é que o rótulo foi lançado nas safras 1999, 2002, 2004, 2005, 2008, 2011, 2012, 2018 e agora 2020. “Este vinho é a representação da história da família Miolo. Ele simboliza o legado dos imigrantes, passado de geração em geração e que se mantém vivo. Temos muito orgulho de erguer a bandeira do vinho nacional e o Miolo Lote 43 é um ícone brasileiro que carrega todos esses valores consigo”, destaca Adriano Miolo.  

Impossível falar da Miolo sem falar do Lote 43. A partir deste vinho, a Miolo criou grandes ícones e viveu importantes momentos, transformando a empresa na maior produtora de vinhos finos do país, chegando a mais de 30 países de todos os continentes e acumulando mais de mil premiações internacionais. O caminho para se chegar a este resultado é preciso. A seleção dos cachos é manual e o desengace é total, sem esmagamento. O enchimento do tanque de aço inox é feito por gravidade e o contato com as cascas é mantido para maior aporte polifenólico. Durante quatro dias é feita a maceração pré-fermentativa a frio. Após, a fermentação alcoólica e maceração acontecem a uma temperatura controlada de 25°C a 30°C, com apropriada gestão da extração polifenólica através de remontagens pigeages e delestages. A maceração pós-fermentativa é de 10 a 15 dias, em média, para maior extração tânica. Após, é feito o descube com adição do vinho prensa ao vinho flor. Depois da fermentação malolática de forma espontânea e completa o vinho segue para barricas de carvalho francês e americano onde amadurece por 12 meses. 

O vinho Miolo Lote 43 Safra 2020

Segundo os produtores, o vinho possui cor rubi muito intensa e profunda, tem superior intensidade aromática, com notas frutadas como compota de figo, ameixa-preta, aromas terciários, como cacau, trufa, pimenta-preta e alcaçuz. Apresenta elevada estrutura e bom volume de boca, com taninos redondos que, aliados à adequada acidez gerada pela fruta com excelente maturação, conferem ao seu desfrute um singular frescor e ímpar equilíbrio. A temperatura ideal para degustação é de 16ºC a 18ºC.

Conheça os Lendários 2020

  1. Miolo Merlot Terroir – Vale dos Vinhedos (Miolo)
  2. Miolo Testardi Syrah – Vale do São Francisco (Terranova)
  3. Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas – Campanha Meridional (Seival)
  4. Miolo Vinhas Velhas Tannat – Campanha Central (Almadén)
  5. Miolo Sebrumo Cabernet Sauvignon – Campanha Meridional (Seival)
  6. Miolo Lote 43 – Vale dos Vinhedos (Miolo)
  7. Miolo Sesmarias – Campanha Meridional (Seival)
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasília ganha Vinícola a 50 minutos do Plano Piloto

O Distrito Federal entrou definitivamente para o cenário vitivinícola brasileiro. Isso porque no final de…

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…