Murganheira Reserva Bruto: excelente espumante português

Confesso que sou amante de vinhos portugueses, mas não sabia que Portugal era capaz de produzir um espumante tão sensacional como o Murganheira Reserva Brut. Para os amantes dos autênticos champanhes, recomendo a experiência. Para se ter uma ideia, quando os portugueses têm um motivo especial para celebrar é comum optarem por esse espumante. Eles são reconhecidos como os melhores daquele país e é comum ganharem os prêmios máximos da categoria

O Vale do Varosa, onde o Douro e a Beira se encontram, é o berço desse espumante, que é reconhecido como um dos melhores de Portugal. Foi a primeira região portuguesa demarcada para a elaboração desse tipo de vinho, em 1989. O terroir do local, com seus solos graníticos, boa altitude e clima continental, sem dúvidas, é o grande responsável pelo alto padrão de qualidade dessa bebida.

O espumante permaneceu três anos em contato com as borras e possui tanto aromas quanto sabores intensos. Na boca, tem uma cremosidade ímpar e uma persistência de dar inveja a muitos champanhes.

Tanto os aromas quanto sabores são bem intensos. Na boca, tem uma cremosidade ímpar e uma persistência de dar inveja a muitos champanhes renomados. A perlage é extremamente fina, refletindo a elegância da bebida.
Possível encontrar notas de manteiga, maçã verde, pêra e até mesmo de frutas secas, como nozes e amêndoas.

As castas principais desse espumante são a Malvasia Fina, Gouveio e Cerceal. Preço médio no Brasil: R$165,00. Em Portugal é vendido a cerca de 10 euros, sem dúvidas, uma excelente pedida para trazer na mala 😉

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…