Tellus Syrah 2015: um Syrah italiano delicioso!!!

Um vinho muito bom que experimentei esses dias e quero indicar pra vocês é o Tellus Syrah 2015. Ele é um italiano produzido no Lazio. Tem uma cor rubi com notas muito violetas, aromas intensos de frutas negras, especialmente mirtillo e cassis. Também apresenta toques terrosos. Na boca ele é persistente e redondo, com taninos marcantes, mas estruturados, e toques minerais e de pimentas negras. Passa por barrica de carvalhos durante muito pouco tempo, apenas cinco meses. É realmente um vinho fantátisco trazido para o Brasil pela Winebrands. Diria que é elegante e marcante, ao mesmo tempo. Custa em média R$115,00.

Tellus Syrah 2015: um Syrah italiano delicioso

Curisosidade

 

Tellus é a deusa romana da terra, sua garrafa, inspirada nas antigas garrafas do império romano, é diferente e chama a atenção é um pouco menor que as Bordeaux, mas um pouco mais “gordinha”. Seu rótulo, foi criado em 2009, é o quadro ganhador de um concurso com artistas no Castel Sant’Angelo, em Roma.

Sobre a Syrah

A Syrah  é uma das minhas uvas favoritas, é conhecida por produzir vinhos escuros e intensos com sabores de frutas pretas e especiarias. Normalmente, possui acidez média e taninos altos. Quando provenientes de locais de clima moderado produz vinhos muito escuros, secos, tânicos e com notas de pimenta do reino e violeta. Se originárias de locais mais quentes, os vinhos, apesar de tânicos, apresentam notas de especiarias doces (alcaçuz e cravos da Índia) e de chocolate. Ah! e contém grande quantidade de oxidantes que são benéficos para a saúde.

Esse Tellus Syrah harmoniza super bem com pratos com especiarias e  pratos de carnes vermelhas em geral.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…