Torcicoda Primitivo IGT: um delicioso presente da Puglia

Torcicoda Primitivo 2014, de Salento, região da Puglia

Hoje vou falar do vinho Torcicoda Primitivo IGT, trazido para o Brasil pela importadora Winebrands. Pra começar, preciso discorrer um pouco sobre a uva Primitivo, que muita gente não conhece bem, mas que, com certeza, é uma casta que produz vinhos que vão ao encontro do paladar dos brasileiros.

Uva Primitivo: vinhos tânicos, ricos em álcool e com sabor intenso.

A Primitivo é uma casta que gera vinhos encorpados, geralmente tânicos, ricos em álcool e com sabor intenso. Possui notas de frutas maduras, frutas silvestres e pimenta. É uma uva muito importante no sul da Itália e também nos Estados Unidos, onde recebe o nome de Zinfandel. Em geral, seus vinhos são de alta qualidade, mas claro que isso varia de acordo com o produtor.

Puglia, no sul da Itália: região que produz excelentes vinhos à base de Primitivo

O Torcicoda Primitivo IGT, vinho produzido pela Tomaresco numa região italiana chamada Salento, na Puglia, é um exemplo de excelente vinho desta casta. É elegante, equilibrado, persistente, aromático e intenso. Possui aroma de frutas vermelhas e especiarias e na boca um sabor de frutas maduras, chá, especiarias e um final adocicado bastante persistente.

Torcicoda Primitivo

Esse vinho envelhece em barricas francesas e húngaras por 10 meses e depois de engarrafado permanece oito meses na garrafa antes de ser comercializado, detalhe que faz a diferença nos seus taninos marcantes, porém redondos.

Para harmonizar com esse vinho uma dica são as carnes grelhadas ou assadas. Hummm…fica uma delícia! O preço do vinho? Cerca de R$149,00 – excelente para o que oferece!!!! Pode ser encontrado no site da winebrands ou em diversas lojas de vinho espalhadas pelo país.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…