Vik A – O exclusivo vinho chileno para brasileiros. Reflexo de Terroir ou de Tecnologia?

Vik A – vinho chileno da famosa Vik, produzido exclusivamente para o mercado brasileiro

Tive a oportunidade de degustar o chileno Vik A da safra 2014  no início desse ano. Sem dúvidas, uma excelente pedida para começar 2019!!! Esse vinho é produzido pela Viña Vik, conhecida como uma das mais belas e inovadoras vinícolas chilenas e responsável por fazer um dos melhores vinhos do Chile – o Vik .

O vinho “A” pode ser considerado como de entrada da vinícola (até por ser o mais barato) e é produzido exclusivamente para o Brasil, onde é comercializado pela Wine. Assim como os top Vik, Milla Cala e Piu Belle, o “A” é também produzido no Vale do Millahue, local conhecido como “lugar do ouro” por ser considerado como um terroir de excelência no Valle Del Cachapoal.

O que degustei era um blend  feito com Cabernet Sauvignon (55%), Carménère (27%), Syrah (12%), Merlot (4%) e Cabernet Franc (2%), que estagiou 24 meses em barricas de carvalho francês, seguido por 24 meses em garrafa. Confesso que não esperava muito dele, principalmente por ter sido produzido exclusivamente para o mercado brasileiro. Porém, não há como negar, o vinho é realmente excelente! Bom corpo, boa acidez, taninos redondos e boa persistência. No entanto, apesar, de a Vik anunciar que seus produtos são reflexos do terroir especial do Millahue (encontrado por seu proprietário Alex Vik, em 2014, após muitas pesquisas),  eu percebi esse vinho mais como resultado de um excelente trabalho desenvolvido dentro da adega (afinal, a Vik conta com equipamentos vitivinícolas mais modernos do mundo) do que como produto direto de um bom terroir. É o tipo do vinho muito correto e equilibrado, entende?  É verdade que há quem torça o nariz para vinhos desse estilo e são adeptos, digamos, a vinhos com menos intervenção humana. Particularmente, gostei muito do “A”, principalmente por levar em consideração o seu custoxbenefício: é vendido por cerca de R$200,00.

O “A” da Vik possui notas de frutas negras com bom amadurecimento, especiarias doces, mentol e um suave, mas bem suave mesmo, herbáceo. Na boca tem bom corpo, taninos bem redondos, é macio e tem uma persistência média/alta.

 Viña Vik

Viña Vik – há 12 anos no Vale do Millahue – Chile

A Viña Vik produz vinhos há 12 anos no  Vale do Millahue (Chile). Seu proprietário, o norueguês Alexander Vik, teve por objetivo encontrar um terroir diferenciado para produzir um vinho único. Para alcançar o objetivo, fez minuciosos estudos de terrenos e análises em toda a América do Sul. A seleção dos melhores e as ótimas condições climáticas para a viticultura fizeram com que, em 2006, ele comprasse 4325 hectares no Chile, no Valle del Cachapoal. O conceito vitícola da VIK baseia-se na técnica de otimização de cada uma das etapas de viticultura  para alcançar a melhor maturidade da uva e criar vinhos de excelência.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…