Vinhos do Galvão Bueno: o brasileiro Bueno Paralelo 31 e o italiano La Valletta

galvao2
Galvão Bueno, proprietário da marca “Bueno Wines” – mais de seis rótulos produzidos no Brasil e na Itália

Você conhece os vinhos da Bueno Wines, a vinícola do Galvão Bueno? Pois é, recentemente tive a oportunidade de degustar dois dos seis rótulos produzidos por ela: o brasileiro Bueno Paralelo 31, produzido na Campanha Gaúcha e o italiano Bueno La Valletta Sangiovese, elaborado na região da Toscana em parceria com o premiado enólogo italiano Roberto Cipresso.

foto 1 (3)
Experimentei o Bueno Paralelo 31 e o Bueno La Valletta 2011, durante o Winebar, um misto de degustação real com debates virtuais, que teve participação especial de Roberto Cipresso

Provei esses vinhos durante um  Winebar promovido durante o mês de novembro. Para quem não sabe o Winebar é um projeto bem interessante dos blogueiros Daniel Perches (Vinhos de Corte) e Alexandre Frias (Diário de Baco) que mescla degustação real de vinhos com debates reais pela internet, simultaneamente, com vários blogueiros da área de enogastronomia e turismo.  Para esclarecer todas as questões relativas a esses dois importantes vinhos da Bueno Wines, participou do programa o próprio Roberto Cipresso.

foto 5 (2)
Bueno Paralelo 31 – bons vinhos nacionais estão também além da Serra Gaúcha (RS)

Bem, mas vamos às minhas percepções sobre os vinhos. Vou falar primeiro do Bueno Paralelo 31. Esse vinho é uma prova de que os bons vinhos nacionais estão além da Serra Gaúcha (RS). Ele é produzido na Região da Campanha(RS), no paralelo 31, a mesma latitude dos vinhos produzidos na Argentina, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Sem dúvida, uma área vitivinícola que tem se destacado muito na produção de vinhos de qualidade. As uvas do Bueno Paralelo 31 são Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot. Um típico corte bordalês que uniu toda a potência da Cabernet, com a suavidade da Merlot e o toque floral da Petit Verdot, resultando em um vinho deliciosamente equilibrado. É muito importante deixá-lo respirar um pouco na taça ou em um decanter para que apresente mais aromas (normalmente um misto de frutas maduras negras e vermelhas e um toque balsâmico), caso contrário, pode parecer alcoólico no nariz. O Bueno Paralelo 31 é vendido a R$89,48 – Sinceramente, não é um vinho barato, mas está dentro da faixa de preços dos vinhos nacionais dessa qualidade. Portanto, vale a compra na minha opinião.

foto 4 (2)
O La Valletta é um típico vinho toscano com acidez bem pronunciada e altamente gastronômico

 

O outro que degustei foi o La Valletta, produzido com 100% Sangiovese, a variedade tradicional da Toscana, região onde é produzido. Esse vinho é resultado direto da parceria de Galvão Bueno com o renomado Roberto Cipresso, que já foi eleito, inclusive, o melhor enólogo italiano. O La Valletta é um  típico vinho toscano com acidez bem pronunciada e altamente gastronômico. Inclusive, é um vinho super indicado para acompanhar pratos típicos da culinária italiana que levem, principalmente, molho de tomate e carne vermelha.  Para mim, o  La Valleta possui mais presença em boca do que no nariz, e tende a aromas de frutas vermelhas com toques de ervas. Sem dúvida é um bom vinho, mas como é vendido no Brasil a R$175, sinceramente, esperava mais pelo preço, já que não se trata de um vinho excepcional.

galvao
Galvão Bueno e o renomado enólogo Roberto Cipresso, parceiros na produção do vinho La Valletta.

Os vinhos da Bueno Wines podem ser comprados na Home da empresa.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…