Vinícola goiana Serra das Galés promove apresentação de vinhos em Brasília

Vinhos finos da linha Muralha produzidos pela vinícola Goiana Serra das Galés serão apresentados e degustados no próximo dia 11 de abril em um evento direcionado para especialistas, jornalistas e enófilos. O evento acontecerá no Salão de Festas do Restaurante Dom Francisco – Asbac e será restrito a convidados. Dr. Sebastião Ferro, proprietário da vinícola, e o tetracampeão Bebeto, “embaixador” da linha Muralha serão os anfitriões.

Dr. Sebastião Ferro, proprietário da vinícola Serra das Galés
Dr. Sebastião Ferro, proprietário da vinícola Serra das Galés

Organizado por Teresa Paula Gama, diretora comercial da vinícola, e Mara Flora, consultora especializada, o evento terá como sommelier convidado Luiz Otávio Moura, que fará a apresentação dos vinhos.

“Do cerrado goiano para o mundo” é o lema da Serra das Galés, que também é produtora de suco de uva e vinho de mesa e cuja história teve início em 2004, quando movido pela paixão e pelo empreendedorismo, o médico Sebastião Ferro de Moraes fez uma incursão pela Serra Gaúcha para conhecer com profundidade o processo de fabricação de vinhos. Hoje, a vinícola tem mais de 40 hectares de uva plantada e produz mais de 300 toneladas da fruta por ano, destinadas à produção do suco de uva e vinhos. A vinícola fica em Paraúna, cerca de 350km de Brasília.

Vinhos Finos Serra das Galés

Serra das Galés apresenta vinho em Brasília
Serra das Galés apresenta vinho em Brasília

Os vinhos finos da Serra das Galés começaram a ser fabricados apenas em 2016, quando surgiu a linha Muralha – a mesma que será degustada no evento do dia 11 de abril. Ao todo são seis vinhos: os blends Syrah e Touriga Nacional; Syrah e Tempranillo; Red Blend e os varietais Castelão, Touriga Nacional e Syrah. Importante ressaltar que, apesar de recém-lançado, o Muralha Red Blend ((Cabernet Sauvignon, Malbec, Tempranillo e Syrah) ficou entre os três melhores vinhos no concurso às cegas promovido, em Brasília, durante a XVI Vinum Brasilis, em novembro do ano passado.

Todos os vinhos da Serra das Galés estão disponíveis para a compra no site da vinícola. Aqui em Brasília, os produtos podem ser encontrados no restaurante Dom Francisco, na D.O.C. vinhos. (107 Norte), entre outros. O preço para o consumidor final varia entre R$150 e R$300.

Dupla Poda

Dupla poda ou poda invertida para produzir o Muralha
Dupla poda ou poda invertida para produzir o Muralha Serra das Galés

O amor pela uva e por sua terra natal, Paraúna – GO, fez com que o médico Sebastião Ferro iniciasse o que hoje pode-se chamar de o novo Terroir do Cerrado.  “Foi exatamente de um sonho que nasceu a vontade de plantar uva e criar uma indústria de fabricação de vinhos, contrariando muitos prognósticos de que a atividade não daria certo em solo goiano”, explica Dr. Sebastião Ferro. Para ajudar na empreitada, ele conta com o enólogo gaúcho Valdir Cristófoli, que adota o sistema de dupla poda ou poda invertida para o vinho ganhar qualidade.

Essa técnica tem sido adotada por muitos vinhateiros de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás e consiste em inverter o ciclo da videira para que a colheita aconteça num período mais propício, ou seja, durante a seca do inverno e após período de maturação adequado das uvas.

Serviço Vinhos Muralha Serra das Galés

Apresentação da linha de vinhos finos Muralha produzido pela vinícola Serra das Galés

Local: Salão de Festas do restaurante Dom Francisco (Asbac – SCES Trecho 02)

Data: 11/04/2022

Horário: 16h às 21h

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…